14 março dia Nacional da Poesia

14 de mar de 2005 - dev

Maíra Azevedo

O Dia Nacional da Poesia, 14 de março, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador, que atualmente está instalada na antiga casa de Castro Alves, o Solar Boa vista, vem procurando despertar o interesse e apresentar a importância da poesia aos alunos da Rede. “Temos que poetizar mais a educação, usufruir dos versos poéticos para ensinar as nossas crianças. Fazer com que nossos alunos possam compreender o significado de um poema e despertar o dom que muitas delas possuem e está adormecido,” declara a coordenadora do CENAP, Gedalva da Paz.
Antônio de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847 na comarca de Cachoeira, na Bahia, e faleceu em 6 de julho de 1871, em Salvador. Poeta do Romantismo foi autor de obras, como o “Navio Negreiro”,”Os Escravos” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça. Esta data, 14 de março, ficou estabelecida como Dia da Poesia.
Para o presidente da Fundação Gregório de Matos, Paulo Lima, a figura de Castro Alves representa a criatividade e estímulo para reflexão sobre a sociedade. “Castro Alves, o Condor, possuía a inquietação como característica. Estava disposto a lutar por seus ideais e isso é importante, a nossa juventude precisa ter essa mesma inquietação, em não se deixar escravizar pelos padrões impostos pela sociedade,” afirmou Paulo Lima.
Para tornar o dia da poesia integrante ao calendário escolar, a SMEC pretende levar as escolas da Rede, os conhecidos “Poetas das Praças”, para apresentar às crianças poesias e poemas e suscitar novos talentos. “Temos a certeza que através da poesia podemos transformar a vida dessas crianças”, declarou a Profª Gedalva.