Escola Municipal Ana Nery realiza projeto sobre alimentação saudável

07 de ago de 2019 - Jornalismo

A Escola Municipal Ana Nery, localizada no Rio Vermelho (GRE Orla), realizou na sexta-feira (2) projeto de conscientização dos alunos da Educação Infantil e Fundamental I sobre a importância da alimentação saudável para a vida e o desenvolvimento. Com muitas atividades lúdicas e participativas, a ação teve parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE) sob a orientação do odontólogo Tarso Lacerda de Pinho, da equipe de Saúde da Família da Unidade de Saúde Clementino Fraga.

“O PSE também incentivou os alunos a consumirem a merenda escolar ofertada pela Nutriplus, a qual proporciona um cardápio adequado e variado, acompanhado pelas nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da própria empresa. Além disso, tornaram os alunos multiplicadores das orientações aos familiares, para que todos adquiram hábitos alimentares saudáveis”, disse a diretora Ilze Cardoso.

Com muita alegria e disposição, os estudantes participaram ativamente das ações, tornando o aprendizado ainda mais significativo, através de atividades interativas que reforçaram a escolha pelos alimentos mais saudáveis.

“Ao interagir, as crianças foram refletindo e observando a necessidade de adequação dos alimentos que devem fazer parte da dieta alimentar, como frutas e verduras, e, os alimentos que devem ser evitados, como os excessivamente açucarados (a exemplo dos refrigerantes) e aqueles com alto teor de gordura (a exemplo dos biscoitos recheados e salgadinhos), os quais não alimentam e ainda são prejudiciais à saúde”, explicou Tarso Lacerda de Pinho.

Ele orientou os alunos a optarem por alimentos saudáveis e nutritivos, além de desenvolverem o hábito de uma rotina com horários adequados entre as refeições, como café da manhã, lanche, almoço e jantar, conhecendo um pouco mais sobre os tipos de alimentos e o papel destes no organismo.

Todas essas ações tornaram o dia letivo muito enriquecedor e agradável, pois os professores da unidade escolar já vêm desenvolvendo no planejamento atividades que abordam a importância da alimentação saudável na vida dos alunos, bem como contínuo incentivo ao consumo de alimentos adequados ao desenvolvimento físico e mental, reforçando ainda mais o aprendizado dos estudantes.