Agentes da Educação mobilizam comunidade para doação de sangue

08 de jun de 2017 - Publicidade

Agentes da Educação do Parque Social e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Smed) mobilizaram pais e moradores da Barra, Pituba e Engenho Velho da Federação para doar sangue no Hemocentro da Vasco da Gama, nesta quarta-feira (7). Ao todo, 308 agentes participaram da mobilização, que é fruto da Ação Coletiva de Aproximação, Família e Comunidade, realizada na Gerência Regional de Educação Orla, numa parceria da Smed com o Parque Social, e com o apoio da Prefeituras-Bairro Barra/Pituba.

Até as 16h, o Hemoba já havia recebido 68 doações de sangue e realizado 31 cadastros para doação de medula óssea. O gerente da regional da Educação Orla, João Amaral, definiu a ação como gratificante. “Mobilizar tanta gente para doar sangue é um serviço de utilidade pública”, opinou. As doações chegam em período oportuno, visto que, diante da aproximação do São João, é comum que a demanda por sangue aumente devido aos acidentes na estrada e às queimaduras com fogos.

Segundo o diretor-geral do Hemoba, Marinho Marques, atualmente a fundação recebe metade das doações recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “A OMS recomenda que em torno de 3% a 5% da população faça a doação, mas nós só recebemos metade desse contingente. Temos um déficit de doadores que precisa ser reduzido com ações como essas de educação, orientação e saúde. É essencial que as pessoas tenham essa conscientização para manter o estoque, tendo em vista que nós atendemos a todo o estado”, disse.

Um dos moradores prospectados pelos agentes da educação, o auxiliar de cozinha Thiago Sales, 32, realizou a doação pela primeira vez. “Acho bonita a ação porque convence pessoas a realizarem um gesto simples que ao mesmo tempo é muito importante para a sociedade. Eu tinha vontade de doar, mas não tinha tomado iniciativa. Faltava esse empurrão”, brincou.

Ação Coletiva – O Programa Agentes da Educação é fruto de um convênio entre a Smed e o Parque Social, que tem como objetivo contribuir de forma efetiva para uma educação transformadora, inclusiva e de qualidade, fortalecendo a escola enquanto espaço de aprendizagem e interatividade. O programa também tem como propósito a melhoria do desempenho escolar, a redução do índice de evasão e a valorização da escola como patrimônio da comunidade.

Mensalmente, o programa promove a Ação Coletiva de Aproximação, Família e Comunidade em uma das dez Gerências Regionais de Educação do Município. Durante as ações são feitas prospecções de empresas parceiras e mobilizações de moradores locais com o objetivo de fortalecer o vínculo entre escola e comunidade.

Acesse aqui a galeria