pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Aluna aprende a ler e escrever aos 64 anos e é destaque nacional

30 de set de 2013 - dev

Foto: Valter Pontes

A aluna da rede municipal de ensino, Jacira Pereira de Jesus, de 64 anos, foi destaque na matéria sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) da edição de setembro da Revista Nova Escola. Jacira e outros 15 educandos fazem parte de uma turma que funciona dentro do Instituto de Previdência Social de Salvador e se formam no final deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de brasileiros na faixa etária de Jacira não sabem ler ou escrever. Em Salvador, mais de 20 mil jovens, adultos e idosos estão matriculados em 232 escolas municipais.

“A escola foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, depois da existência da minha família. Quando era criança, morava no interior da Bahia e não podia estudar porque trabalhava. Agora, estou realizando um sonho antigo: aprender a escrever. Antes, quando eu via alguém pegando a caneta, ficava triste e com vontade de fazer o mesmo. Hoje, isso não acontece mais. Aprender a ler também foi maravilhoso. É algo que me ajuda nas tarefas do dia a dia, como usar o banco e que me distrai. Por indicação da professora, li Capitães de Areia, de Jorge Amado”, disse a aluna em depoimento à revista.

Jacira disse ainda que no começo achou que não daria conta do novo desafio, mas insistiu. “Achei que não ia dar conta, mas insisti. Ficava com o livro o tempo todo, levava para qualquer canto. Em casa até me diziam a minha comida era ele! Quando tinha alguma dúvida, consultava a professora. Depois disso, fui em busca de outros livros. Também quero escrever melhor. Às vezes ainda me atrapalho, mas, pouco a pouco, sei que vou conseguir!”, comemorou Jaciara.