pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Alunos cientistas da EM Deputado Cristóvão Ferreira participam de torneio internacional de robótica

06 de fev de 2020 - Publicidade

Cinco alunos da Escola Municipal Deputado Cristóvão Ferreira, localizada no bairro de Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, estão entre os 288 estudantes do Nordeste, com idades entre nove e dezesseis anos, que participarão do First Lego League (FLL), torneio internacional de robótica que reúne soluções inteligentes para as cidades, ao todo, 36 equipes apresentarão e defenderão seus projetos. O evento, que é aberto ao público, será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 7h as 18h, na Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, que fica na Fazenda Grande do Retiro.

O time da unidade de ensino municipal, “R2D2”, desenvolveu o jogo de cartas Conect People – Resolvendo Problemas com Empatia. O projeto tem o objetivo de fazer com que as pessoas enxerguem os problemas uns dos outros de maneira coletiva. No jogo, os participantes são questionados sobre situações que envolvem problemas da comunidade, por exemplo, um terreno baldio prestes a virar ponto de proliferação dos mosquitos da dengue.

O trabalho foi orientado pela professora do 5°ano, Fabiana Silva, que trabalha com robótica desde 2014 na Rede Municipal de Salvador, mas que pela primeira vez, participa do evento com os estudantes da Escola Municipal Deputado Cristóvão Ferreira. Segundo a docente, a preparação começou no ano passado. “As aulas de robótica aconteceram durante todo o ano de 2019 com a turma do 4° ano e a partir do mês de outubro os cinco integrantes da equipe começaram a treinar para a competição. Agora, que já estão iniciando o 5° ano, percebo os alunos ainda mais empolgados e ansiosos, pois abrimos mão, até mesmo das férias, para nos prepararmos”, destaca.

Amanda Jesus dos Santos, de 10 anos, que é membro da equipe, explica como surgiu a ideia de criar o jogo de cartas. “Tudo começou na palestra do especialista em robótica Renato de Castro. Foi nesse momento que descobrimos como algo simples poderia ser muito válido, sem precisar de alta tecnologia. Pensamos pelo período de mais ou menos uma semana e foi aí que decidimos criar esse mecanismo para as pessoas se colocarem no lugar umas das outras, principalmente no momento de resolver problemas comuns”, explica. Renato de Castro é especialista em cidades inteligentes, embaixador de Smart Cities no Fórum TM de Londres.

A estudante Laiane Alves dos Santos, de 10 anos, que também faz parte da “R2D2”, detalha que as regras do Conect People foram pensadas a partir das regras de jogos de tabuleiro. “Mesmo em tempos de tecnologia, acreditamos que o jogo de cartas, que foi construído com nossas regras, possa ser distribuído em PDF para as comunidades. Estamos certos de que assim, ele terá um papel muito importante já que acaba juntando pessoas com o objetivo único de fazer a sua comunidade melhor e mais feliz”.

Também participam da competição as equipes TecGold, da Escola Sesi Reitor Miguel Calmon, na Fazenda Grande do Retiro; Robograma, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, em Nazaré. No entanto, além da Bahia, estudantes de Alagoas, Piauí e Sergipe. Aqui no estado, colégios de outras dez cidades baianas estão inscritos. Na ocasião, virão à Salvador estudantes de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista. Os quase trezentos competidores concorrem à três vagas na etapa nacional que será realizada em março, em São Paulo.

Há oito anos, uma equipe baiana chamada Lovetec venceu o torneio estadual com uma solução para melhorar o acesso de idosos ao transporte público. Os estudantes criaram o Elevatec, um sistema formado por um elevador, localizado nos pontos de ônibus. Composto por barra de segurança, o dispositivo tinha acionamento através de sensor infravermelho.

WhatsApp Image 2020-02-06 at 13.56.52
WhatsApp Image 2020-02-06 at 13.56.53
WhatsApp Image 2020-02-06 at 13.56.54 (1)