Alunos da EM Barbosa Romeu visitam o Museu de Arte da Bahia

25 de maio de 2018 - Jornalismo

“Entendemos a pesquisa como um instrumento importante na construção do conhecimento e, em alguns momentos, essa pesquisa é fomentada em vivências realizadas através de excursões, aula de campo, visitas, entre outros. E como diz Pedro Demo, “educar pela pesquisa tem como objetivo incentivar o questionamento dentro de um processo de reconstrução de conhecimento”.

Objetivando o incentivo à observação científica, organizamos com a equipe pedagógica uma visita ao Museu de Arte da Bahia. Uma visita bem orientada desperta a curiosidade e o desejo de conhecer mudanças culturais ao longo do tempo, pois este espaço configura-se como um rico patrimônio cultural de uma determinada sociedade. Outro aspecto, é que, ao visitar um museu, pode-se proporcionar aos alunos um aprendizado social, bem como, um sentimento de pertencimento a sua comunidade.

Os professores planejaram situações para que a visita funcionasse como prática educativa, oportunizando o diálogo com os conteúdos curriculares e saberes mais gerais. Não temos dúvida que visitar museus pode ser considerado hoje como algo que não faz parte do universo de interesse dessa geração “antenada e virtual”, mas tudo foi planejado, organizado e executado para a experiência resultar em ganho educativo positivo e mobilizador.”

Texto: Equipe gestora da EM Barbosa Romeo.