Alunos da Escola Municipal de Canabrava participam de atividade sobre educação nutricional

24 de maio de 2019 - Jornalismo

“De onde vem a merenda?”. Esse foi o tema da atividade voltada para a educação nutricional realizada na manhã desta sexta-feira (24), na Escola Municipal de Canabrava (GRE Cajazeiras). Durante a ação, os alunos foram convidados a conhecer a cozinha da escola, onde observaram a forma de armazenamento, bem como o trabalho realizado pela merendeira. O objetivo foi aproximar as crianças e mostrar a importância de uma alimentação saudável.

A nutricionista Emília Coelho, coordenadora de alimentação escolar da Secretária Municipal da Educação (Smed), explica que o programa de educação escolar não se restringe à oferta da alimentação. “Temos uma preocupação central que é a oferta da alimentação saudável e a realização de atividades educativas, para fazer com que os alunos aprendam, de forma lúdica, como ter hábitos saudáveis, evitando problemas de saúde, como a obesidade infantil”, ressalta.

A nutricionista da unidade de ensino, Gabriele Oliveira, frisou os benefícios que a ação pode trazer para os alunos. “Quando se mostra a forma como é feita a alimentação, fica mais fácil para que os alunos aceitem este alimento. Precisamos também levar essa consciência aos pais e responsáveis para que nosso trabalho tenha continuidade”.

Carlos Eduardo dos Santos, de 8 anos, diz ter aprendido muito sobre a higienização dos alimentos. “Eu não sabia que antes de cozinhar a banana, tinha que lavar, mesmo com casca, para não nos contaminar com bactérias”.

A diretora Neide Lucia dos Santos considera que o programa fez toda a diferença para a hora da merenda. “ Para nós, essa ação traz importantes aprendizados quanto à nutrição – um tema que traz abordagens multidisciplinares”, finaliza.