Alunos da Escola Municipal de Santana, de Ilha de Maré, visitam zoológico de Salvador

14 de ago de 2018 - Jornalismo

A quinta-feira (9) foi inesquecível para um grupo de 45 alunos da Escola Municipal de Santana, situada na Ilha de Maré, que tiveram a oportunidade de conhecerem de perto o zoológico da cidade de Salvador. A visita teve como objetivo concretizar conteúdos trabalhados na oficina de educação ambiental que vem ocorrendo há dois meses, bem como ensinar, compreender e vivenciar a necessidade de cuidar do meio ambiente.

Segundo a gestora da escola, Queila Dantas Garrido, além da diversão, as crianças irão voltar para casa com novas informações, e a direção, com o objetivo de unir a teoria à prática cumprido. “Através de um estudo em campo sobre os animais, podemos mostrar às crianças tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, como o habitat dos bichos, tipo de alimentação de cada um, nomes científicos, conhecimento das espécies em extinção e cuidados que devemos ter para os preservar. Com essa visita ao zoológico, estamos colaborando com novos elementos na formação de seres humanos mais conscientes e cuidadosos com a natureza e com os animais, além de proporcionar para as crianças um momento de lazer inesquecível”, ressaltou.

Acompanhadas dos pais e responsáveis, as crianças chegaram da Ilha ansiosas para começar o passeio. Assim estava Maicon de Carvalho Santos, de quatro anos, que veio com a mãe, a marisqueira Lindiane Bonfim de Carvalho. Animado, ele foi logo dizendo que queria ver todos os bichos. ”Quero ver o leão, a cobra, o tigre, a arara… quero ver tudo. Ah! e quero ver o macaco também”, disse, empolgado.

Antes de começarem o passeio, as crianças foram para uma tenda ecológica e lá ouviram uma palestra das guias do zoológico sobre como lidar com os animais, além de ter a oportunidade de tocar em alguns bichos empalhados. Os pais também receberam orientações para a visita e tiveram uma aula lúdica sobre educação ambiental.

Durante o passeio, os alunos se mostraram curiosos e surpresos com o que viam. Os pais também se divertiram muito. E para a maioria, foi a primeira visita a um zoológico. O pescador Jotonei Santana de Aquino, de 40 anos,  ficou encantado com o passeio. “Pra mim foi especial e com certeza para as crianças também. Eu que vivo na Ilha e da pesca não tenho tempo para essas diversões e nem de dar essa oportunidade a elas. Estou feliz em estar em um passeio como esse, através da escola e do lado de minhas filhas. Eu nunca imaginei vir ao zoológico, ver tanto bicho diferente e bonito, sair da rotina pra mim foi muito bom”.

Quem também se mostrou satisfeita com o passeio oferecido para as crianças, foi a vice-diretora da escola, Telma de Jesus dos Santos, que ressaltou a importância de as crianças aprenderem a cuidar do meio ambiente desde pequenos. “É importante que elas tenham essas atividades extracurriculares e através da sua vivência possam difundir ideias na comunidade, já que eles são da Ilha de Maré uma comunidade totalmente ecológica, levando o aprendizado deles para que as pessoas de lá possam cuidar do local onde vivem e da natureza que os rodeiam”.

Presentes também no passeio acompanhando as crianças estavam as professoras Mara Mirta dos Anjos e Fernanda Bomfim, do Grupo 4 e 5 e as professoras Tânia Regina, Juliana Soares e Ana Lúcia Lobo, do Grupo 2 e 3.

O passeio terminou com um piquenique no qual as crianças aproveitaram para homenagear os pais e comemoraram também o Dia do Estudante.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed/PMS