Alunos da Escola Municipal Gersino Coelho organizam seminário sobre Revolta dos Búzios

17 de set de 2018 - Jornalismo

Cerca de 60 alunos das turmas do 5º ano da Escola Municipal Gersino Coelho, localizada no Doron, realizaram na quinta-feira (13) o Seminário da Revolta dos Búzios – movimento popular que ocorreu na Bahia em 1798 e 1799 que lutava pelo fim da escravidão e do preconceito, a proclamação da república, entre outros objetivos. De acordo com a professora Lorena Barbara Santos Costa, o objetivo do Seminário foi “tornar público o conhecimento dos alunos, bem como a história dos nossos heróis negros, baianos, que lutaram pela emancipação política e social no nosso país e que são heróis esquecidos”.

A professora enfatizou que o evento foi todo organizado pelos alunos. “Eles pesquisaram, estudaram o tema, construíram os cartazes, e fizeram as apresentações para os alunos das turmas do 4º e 5º anos”, explica. Depois, houve uma rodada de conversa, com perguntas e respostas. Os temas abordados foram a importância da Revolta dos Búzios, a influência da Revolução Francesa no movimento, os participantes tanto da elite quanto das classes populares. “Eles conversaram também sobre as penas aplicadas pela justiça na ocasião para as pessoas brancas e ricas, e as aplicadas para pessoas pretas e pobres, fazendo um paralelo dessa situação com os dias atuais”, diz a professora.

Outro ponto estudado foi a biografia dos condenados da Revolta:  os soldados Luís Gonzaga das Virgens e Veiga e Lucas Dantas do Amorim Torres e os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manoel Faustino dos Santos
Lira. Também a lei 12.391/2011 que os reconheceu como heróis e inscreveu seus nomes no Livro dos Heróis da Pátria. E também abordaram a participação das mulheres no movimento.