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Alunos da Escola Municipal Yves de Roussan participam de palestra sobre direitos humanos e oficina de redação

25 de out de 2018 - Jornalismo

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados na Escola Municipal Yves de Roussan, localizada na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), no bairro Jardim Esperança, participaram de uma oficina de redação. Organizada pela gestora da unidade de ensino, Vanice Alves, a ação teve como objetivo instrumentalizar os educandos do TAP IV e V para o Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, cujo tema é “Promoção dos Direitos Humanos e garantias do acesso à Justiça”.

O trabalho foi elaborado em cinco etapas. Primeiramente, foi realizada uma palestra sobre “Direitos Humanos no Brasil e no Mundo’, tendo como abordagem a origem dos direitos humanos, o que é e para que serve, quais são os principais direitos amparados pela Constituição e Declaração Universal dos Direitos Humanos, dentre outros. De acordo com a gestora, o objetivo da ação foi conscientizar os estudantes. “ Com esta iniciativa, tivemos como principal foco trazer a informação sobre este tema, que é muito importante para a sociedade, além de ser de interesse desses nossos alunos, que por hora estão privados de liberdade”, enfatiza.

Após a palestra, foi a vez dos alunos receberem as orientações sobre técnicas de redação. No total, 20 educandos já tinham tido acesso ao processo preparatório desde o mês de agosto, participando de aulas interativas sobre direitos humanos, tema da redação do concurso. Após as orientações sobre as técnicas de redação, foi a vez de os professores falarem sobre a estrutura e os passos necessários para construção de uma redação exitosa, mostrando textos explicativos e discursivos para que os mesmos se sentissem seguros e motivados a realizar a produção textual. Para finalizar o processo, os alunos receberam textos sobre Direitos Humanos e produziram ensaios de escrita, seguindo o passo a passo da construção de uma redação como exercício da fundamentação teórica.

De acordo com a gestora, os estudantes demonstraram bastante interesse sobre o tema. “Todos foram muito participativos no momento da exibição dos slides comentados  e naquele momento, a expressão era de descoberta. Muitas perguntas, observações e reflexões foram feitas. Esse processo resultou na elaboração das redações, que foram inscritas no concurso”, afirmou. A expectativa, agora, é com o resultado, que será divulgado no dia 16 de novembro.