Alunos da Rede Municipal participam da segunda etapa do Projeto “Era uma vez… Brasil”

19 de jun de 2018 - Jornalismo

Finalistas farão intercâmbio de dez dias em Portugal, em companhia do escritor Laurentino Gomes

Cinquenta e quatro alunos de 13 escolas municipais de Salvador foram selecionados para a segunda fase do projeto “Era uma vez… Brasil”, que, ao final, levará os alunos melhor avaliados para um intercâmbio de dez dias em Portugal, onde conhecerão os caminhos percorridos pela corte portuguesa até a vinda ao Brasil, em 1808. Em 2017, dez alunos da Rede Municipal foram finalistas e participaram do intercâmbio, que incluiu roteiros culturais com pontos relevantes para a história Portugal-Brasil, como Terreiro do Paço, Palácios Nacionais de Queluz e da Ajuda, além da visita a cerca de 23 museus, bibliotecas e escolas de Lisboa.

Neste ano, a segunda etapa do projeto, chamada de Campus, será realizada de 25 de junho a 1º de julho, na Escola Municipal Célia Goulart, em Mata de São João. Cem adolescentes de Salvador e Mata de São João participarão durante sete dias, em período integral, de oficinas culturais de audiovisual, além de duas vivências com povos das etnias indígenas e afro com o intuito de se apropriarem e conhecerem suas origens.

Criado pela Origem Produções, o ‘Era uma Vez… Brasil’ é um projeto de arte-educação voltado para adolescentes do 8º ano da rede pública de ensino. O foco dos trabalhos é a chegada da família real e da corte portuguesa ao Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes, que viaja com os alunos no intercâmbio. Este é o terceiro ano consecutivo que o projeto é realizado.

Segundo Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, 2018 superou a expectativa, somando, na primeira etapa, 97 escolas públicas participantes, de dez cidades de três estados brasileiros. “O projeto vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica.

Alunos em Portugal com Laurentino Gomes

O escritor Laurentino Gomes destaca a importância da iniciativa. “É emocionante participar desse projeto e observar esses jovens, alunos de escolas públicas, tendo a oportunidade de conhecer diversos monumentos e ter aula enquanto fazem turismo. O ‘Era Uma Vez… Brasil’ tem um importante significado social e acredito que nenhum dos estudantes volta para casa da mesma forma. É importante que eles assumam a responsabilidade de mudar e transformar suas famílias, a comunidade onde vivem, o município. O Brasil precisa muito disso”, destaca.

Participantes – Além dos 54 alunos da Rede Municipal de Salvador, participam dessa segunda etapa oito alunos do Colégio Militar e 38 alunos de escolas públicas de Mata de São João.

Rede Municipal – Foram selecionados para a segunda etapa do projeto alunos das seguintes escolas municipais de Salvador: 2 de Julho (Trobogy); Alfredo Amorim (Ribeira); Almirante Ernesto de Mourão de Sá (Paripe); Amélia Rodrigues (Tororó); Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão); Elysio Athayde (Cajazeiras); Hildete Lomanto (Garcia); Ivone Vieira Lima (São João do Cabrito); Maria José de Paula Moreira (Ribeira); Olga Figueiredo de Azevedo (Matatu); Pirajá da Silva (Liberdade); Professor Alexandre Leal Costa (Nazaré) e Professora Suzana Imbassahy (Barbalho).