Alunos de escolas municipais vão ao TCA assistir à Fábula Sinfônica ”O Sítio da Amizade”

18 de out de 2018 - Jornalismo

Em comemoração ao Dia das Crianças, alunos de escolas municipais foram ao Teatro Castro Alves (TCA) assistir à apresentação da Fábula Sinfônica “Sítio da Amizade”, com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), uma produção portuguesa que há 20 anos utiliza a música erudita para criar um laço afetivo com as crianças. Estiveram presentes ao espetáculo as escolas municipais Jorge Amado, Batista Vasco da Gama, Barão do Jacuípe e a Escolab Subúrbio 360, e escolas particulares.

De acordo com Miguel Pernes, fundador e diretor artístico e pedagógico da Foco Musical e da Orquestra dos Brinquedos de Lisboa, o espetáculo é importante no aprendizado de valores para os pequenos. “A nossa finalidade é o modelo de aproximação à música erudita, através da orquestra, criando um laço afetivo da criança com esse tipo de estética. Daí a construção de narrativas, no caso uma fábula sinfônica. Uma vez criada essa narrativa, convém aproveitar para passar uma série de valores que são importantes como o respeito às diferenças, a solidariedade e sobre a tolerância em todos os aspectos”, ressaltou Pernes.

Regida pelo maestro português e autor da fábula, Jorge Salgado, e executada pela OSBA, a fábula conta a história comovente de um elefante que é rejeitado pelos outros animais por ser diferente. O animal procura abrigar-se da tempestade dentro de um sítio onde já estão todos os outros animais. O tamanho, a cor e a forma do elefante fazem com que ele não seja muito bem recebido entre os outros integrantes, daí começa uma discussão sobre aceitar ou não o mais novo integrante.

Durante a apresentação do espetáculo, as crianças prestaram muita atenção aos instrumentos que foram apresentados pela orquestra e que representavam cada animal. Eles também puderam interagir com os músicos, cantando e tocando através de um instrumento de madeira que simulava o som parecido com palmas. O espetáculo contou também com a narração da atriz convidada Mila Franco, do Grupo DÓ RÉ MÍ LÁ.

Kevin Salgado Santos Silva, de 12 anos, que participa das aulas de música no Escolab Subúrbio 360 estava empolgado com o espetáculo. “Nunca imaginei assistir a uma apresentação nesse teatro e ver uma orquestra tão grande como essa. Foi muito bom! Vou continuar tocando e quero um dia fazer parte de uma orquestra assim”.

“A maioria desses alunos estão tendo a oportunidade de pisar nesse teatro pela primeira vez, então, isso já é muito importante para eles que estudam música. Eles já se apresentaram na Prefeitura, em outros estabelecimentos, exposições em colégios, mas no teatro eles estão tendo a oportunidade de conhecer instrumentos que nunca viram, ou que viram só na televisão. Isso é importante pois vai os estimular e motivar a continuarem estudando”, disse Clécio Ventura, professor de música da Escolab do Subúrbio 360.

Segundo Miguel, Salvador foi a quarta cidade que recebeu a apresentação. “Há vinte anos percorremos Portugal com essa apresentação, fizemos uma pequena experiência na Espanha. Aqui no Brasil passamos por oito estados, em outra ocasião e agora com o “Sítio da Amizade”. E sempre fomos muito bem acolhidos. Queremos cimentar essa relação com o Brasil e trazer outros espetáculos para cá”, afirmou.