pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Alunos do Imeja participam de Festival sobre a história da Copa

18 de jun de 2013 - dev

Os alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental do Instituto Municipal de Ensino Professor José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio, receberam a escritora e professora Mabel Velloso e professor Jorge Portugal na manhã desta terça-feira (18) para a apresentação do projeto “Histórias da Copa – Festival de Artes Integradas”. A programação incluiu o sorteio de um par de ingressos para o jogo do dia 30 de junho (domingo), na Arena Fonte Nova e foi uma das partes mais animadas. A vencedora foi a aluna Keila Santos, de 14 anos.

O projeto, que acontece também em Camaçari e Lauro de Freitas, tem o futebol como tema e a literatura integrada ao cinema e as artes plásticas como o foco principal. O festival ocorre entre os dias 17 e 19 de junho e é realizado pelo Fazcultura, Secretaria de Cultura da Bahia e a Oi, em parceria com a Prefeitura de Salvador, por mio da secretaria Municipal da Educação (SMED). “Esse festival mostra a valorização dos nossos alunos e eleva a autoestima deles, que se sentem importantes. Para ajudar no projeto, os nossos professores já estavam trabalhando o assunto em sala de aula”, conta a gestora Magda Ferreira.

O objetivo do “Histórias da Copa” é que os alunos se sintam inseridos no contexto desse evento esportivo de grande porte, que estará ocorrendo no país e na capital baiana. Com isso, será realizado um concurso literário, onde eles terão que redigir uma redação com o tema “A Copa da Minha Vida”. Uma comissão julgadora vai selecionar 20 textos em cada escola, de cada um dos três municípios participantes, totalizando assim 60 textos, que serão publicados em um livro.

Para preparar os estudantes, as escolas estão recebendo palestras e oficinas com profissionais que apresentam aos estudantes o mundo literário e a beleza da escrita, além da abordagem do tema futebol. A mostra “Dente de Leite”, do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol – também será apresentada nas escolas, como mais uma forma de sensibilização e de apresentação de conteúdo sobre o tema. A programação, que dará ainda mais embasamento para a produção dos textos, levará aos alunos a exibição de curtas infanto-juvenis a cerca do futebol.

E finalizando a composição das atividades, a exposição “O que Salvador tem para mostrar nos eventos esportivos”, realizada por jovens de 8 a 17 anos, da Fundação Cidade Mãe, também servirá de apoio para basear a escrita dos alunos. Eles serão levados pelo projeto ao local, para que tenham contato com as artes visuais, e assim que percebam como um único tema pode gerar várias formas de arte.