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Ano letivo começa com aula inaugural do prefeito e secretário

15 de fev de 2013 - dev

O prefeito ACM Neto realiza aula inaugural nesta segunda-feira (18), às 9h, na Escola Municipal de Fazenda Coutos, abrindo o ano letivo da rede pública de ensino. A unidade, que registrou a menor nota (1,7) do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Salvador em 2011, fica na Rua Colina das Malvinas, Eixo A, no final de linha de Fazenda Coutos III. O secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar, também realizará aulas inaugurais. Às 14h30, o secretário abre as atividades na Escola Municipal de Palestina, na Rua Direta da Palestina. Já às 18h30, estará na Escola Municipal Alexandrina Santos Pita, em Pirajá (Rua Elísio Mesquita, 465).

São 426 escolas da rede municipal para atender 135.852 alunos matriculados neste ano. Uma das novidades é a estruturação de cinco unidades para ensino em tempo integral: Escola Municipal da Lagoa do Abaeté, Escola Municipal de Pituaçu, Escola Municipal do Vale das Pedrinhas, Escola Municipal Zulmira Torres (Nordeste de Amaralina) e seis turmas (4º, 5º e 9º anos) da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Santa Cruz).

A programação será aberta pelas fanfarras formadas por alunos das unidades. Em seguida, os professores do Centro Municipal de Arte, Educação e Cultura Mario Gusmão farão uma apresentação sobre cidadania, que já acontece nas aulas sobre o assunto ministradas pelo secretário. Além dessas aulas, todas as escolas da rede estarão recepcionando seus alunos com programações especiais.

Para os estudantes que vão chegar às 8h e sair da escola às 17 horas, a Secretaria Municipal da Educação assegurou professores, material didático, merenda e toda infraestrutura necessária. “Foi montada uma grade curricular especial combinando as atividades normais com reforço escolar e atividades culturais e esportivas. Além disso, asseguramos três refeições diárias e todo o material didático necessário para as atividades”, afirma Bacelar.

Serão 1.490 crianças e adolescentes da educação fundamental que passarão a ter as atividades nos dois turnos. Também é novidade neste ano, para as unidades de ensino que não funcionarão em tempo integral, a expansão de 30 minutos por dia na jornada de aulas, o que representa um acréscimo de 100 horas por ano. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que todos os alunos tenham 800 horas de aulas por ano, mas, com o acréscimo na jornada, os alunos da rede municipal de Salvador terão 900 horas.

A secretaria planejou a grade curricular de modo a garantir que os professores mantenham 20 horas de jornada por semana. Outros 450 professores que atuavam em outros setores da administração pública foram remanejados para as salas de aula, atendendo ao decreto do prefeito ACM Neto no início da gestão. As turmas contarão com um professor em quatro dias de aula por semana, somando 18 horas. Com mais duas horas de atividade complementar, somam-se, então, 20 horas por semana. No quinto dia, um segundo professor assume as atividades. Tudo pensado de modo a não comprometer o aprendizado dos alunos.

“O início do ano letivo é motivo de festa. E esse ano é ainda mais importante porque vamos dar um salto de qualidade na educação com a implantação de cinco diretrizes em prática: aumento do tempo de permanência dos alunos na escola, sistema estruturado de ensino com foco na alfabetização, programa de alfabetização e reforço para o 5° ano, capacitação e apoio em gestão para as escolas, e atendimento na educação infantil. Toda a estrutura e essas cinco diretrizes vão possibilitar salto de qualidade. Colocando as cinco diretrizes em prática, no dia a dia do aluno, com certeza Salvador vai viver um novo momento”, diz Bacelar.

Sistema Estruturado de Ensino do Instituto Alfa e Beto – Implantado na rede municipal com o objetivo de estabelecer uma política municipal de alfabetização, o sistema consiste numa proposta pedagógica que integra o material necessário para o ensino de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. O sistema passa a valer a partir desse ano e tem como meta prioritária a alfabetização de todos os alunos da rede até o final do 1º ano de escolarização, consolidar a alfabetização de todos os alunos do 2º ao 5º ano que apresentarem esta necessidade, além de elevar o nível de desempenho acadêmico das séries iniciais do Ensino Fundamental.