pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Ano Municipal da Leitura é comemorado em Salvador

03 de fev de 2007 - dev

O Ano Municipal da Leitura será comemorado no dia 05 de fevereiro (segunda-feira), às 9 horas, na Estação da Calçada, possibilitando uma série de mobilizações para destacar Salvador como uma cidade que honra sua história de cidade das letras, de tantos escritores e agora desafiada a democratizar os conhecimentos. Para isto, serão realizadas atividades e manifestações acerca do tema.

A a Lei 7.097/2006, de autoria da vereadora Olivia Santana, tem como principal objetivo estimular a consciência coletiva da cidade sobre a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual da população.

BIBLIOTECAS – Desde o início de 2005, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura tem aumentado o número de bibliotecas instaladas na rede municipal de ensino. Atualmente, o sistema municipal de ensino conta com 58 bibliotecas (com acervos contando com mais de mil volumes cada) e 71 salas de leitura. Somente em 2006, foram implantadas mais 6 bibliotecas em escolas da rede municipal de ensino, totalizando 1.320 alunos atendidos. Além disso, 15 bibliotecas instaladas nas escolas abrem suas portas para a população das comunidades situadas no entorno dos colégios.

Outra novidade ocorrida em 2006 foi a implantação da primeira Biblioteca Ambiental de Salvador: a Biblioteca Padre Francisco Javier Barturen, localizada na Escola Municipal de Botelho, na Ilha de Maré, tendo como público alvo os moradores das comunidades de Botelho, Praia Grande, Bananeiras, Santana e Nossa Senhora das Candeias. A SMEC também apoia outras bibliotecas, como a que foi criada pela Administração Regional de Itapuã. Nesta, a secretaria tem doado livros e disponibilizou uma bibliotecária para organizar o acervo.

Diversas empresas estão contribuindo com a doação de livros. A empresa DPaschoal, por exemplo, doou 38.000 obras, contemplando todas as 365 escolas da rede municipal de ensino, as bibliotecas públicas e as 11 bibliotecas comunitárias de Salvador. Além disso, o Jornal A Tarde, a Unifacs e a Sul América Seguros também já realizaram doações de livros.E, recentemente, foram convocados 20 bibliotecários aprovados em concurso público, ampliando o quadro de pessoal dessa área na rede escolar de ensino.

“A equipe da Secretaria Municipal da Educação e Cultura também realizou o apoio técnico necessário para a implantação da Biblioteca Comunitária Lélia Gonzalez, no bairro da Mata Escura. Além disto, 11 bibliotecas comunitárias de Salvador receberam kits com livros sobre variados temas, assim como as 365 unidades da rede pública municipal de ensino, contemplando os mais de 170.000 alunos”, afirmou o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello.

Outra ação foi a elaboração do Regulamento do Sistema de Bibliotecas, visando normatizar os serviços e definir os tipos de materiais disponíveis para empréstimo; os direitos e deveres dos usuários, as competências das bibliotecas e salas de leitura.