Aplicativos

Smed Conectada é um aplicativo direcionado aos alunos da Rede Pública Municipal matriculados no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º anos) e na Educação de Jovens e Adultos II (EJA II – TAP IV e TAP V). Com ele, é possível acessar a plataforma Escola Mais utilizando o pacote de dados do chip fornecido pela Prefeitura de Salvador.
Com essas tecnologias, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), assegura os estudos durante esse período de suspensão das aulas em razão da pandemia.

Instale o aplicativo no seu celular ou tablet

Para garantir a navegação gratuita, é importante seguir os passos corretos de instalação do aplicativo e do chip. Conhecer as funcionalidades do app também contribui para o uso adequado dessa ferramenta tecnológica. Por isso, antes de iniciar a instalação do Smed Conectada, acesse o manual de instalação e siga as instruções. Depois, é só navegar nas aulas e nos estudos!

ATUALIZAÇÃO: O aplicativo foi atualizado com a nova página do Escola Mais, entrem na loja do Google e atualizem!!!!

Baixe ou atualize o Aplicativo
Baixe o manual para Android


Perguntas mais frequentes

1. O aplicativo antes solicitava um usuário e senha, agora não tem mais, o que aconteceu?
R: A Plataforma Escola Mais sofreu alteração e não utiliza mais o Canvas. Agora você pode assistir as lives sem precisar utilizar usuário e senha, basta abrir o aplicativo e escolher o seu ano de escolarização para visualizar as lives.

2. Estou assistindo normalmente as lives, mas quando tempo participar do chat aparece a mensagem “Acesso patrocinado negado” o que isso significa?
R: Isso ocorre, pois o chat precisa que faça um login na Plataforma Twitch que não pode ser acessada pelo aplicativo SMED Conectada.

3. Quando abri o aplicativo apareceu a mensagem “Solicitação de Conexão: SMED Conectada está solicitando permissão para configurar uma conexão VPN que o permitirá monitorar o tráfego de rede. Somente permita isto se você tiver confiança na fonte.”. O que significa?
R: Essa mensagem aparece para que consigamos configurar sua internet sem custos, sendo necessário habilitar um recurso no seu celular chamado VPN que é uma rede privada. Sem habilitar essa opção, não será possível navegar gratuitamente, portanto recomendamos que clique em OK para continuar.

4. Está aparecendo a mensagem “Não foi possível configurar seus dados patrocinados. Verifique se está utilizando o chip entregue pela Secretaria de Educação. Deseja tentar novamente? O que devo fazer?
R: Siga as seguintes orientações:

a) Inicialmente verifique se você está com o CHIP da Oi no aparelho. Se não estiver, desligue o seu celular, coloque o chip, ligue e abra o aplicativo novamente;
b) Se está correto, clique em SIM para repetir a tentativa de configuração, pois pode ter havido alguma instabilidade na rede;
c) Verifique se o sinal do 3G/4G está forte. Caso o sinal esteja fraco, tente procurar um local que melhore o sinal e tente novamente;
d) Reinicie seu aparelho e abra o aplicativo novamente
e) Se permanecer, desinstale e instale novamente o aplicativo.

5. Quando abro o aplicativo, fica parado na tela azul informando “Aguarde enquanto estamos configurando sua internet patrocinada”, o que devo fazer?
R: Siga as seguintes orientações:

a) Clique no botão que mostra todos os aplicativos que estão abertos no
celular;
b) Feche a janela do app SMED Conectada ou se preferir, todos os
aplicativos;
c) Aguarde 30 segundos e abra novamente o app SMED Conectada
d) Caso o problema persista, reinicie seu aparelho e abra novamente o app.

6. Quando abri o aplicativo, apareceu a tela azul e depois a tela permaneceu branca, o que devo fazer?

R: Quando a tela branca é apresentada, significa que sua internet patrocinada foi configurada corretamente e que a página solicitando o usuário e senha está sendo aberta. Isso ocorre devido a velocidade da conexão ou do aparelho. A recomendação é aguardar um pouco até que a tela de login apareça.

7. O aplicativo funciona pelo WiFi?

R: Sim. Você pode utilizar o aplicativo pelo WiFi.

8. Estou conseguindo navegar em outros aplicativos com o chip que recebi, por quê?

R: Para o chip funcionar a primeira vez no celular, ele tem um crédito para se conectar na rede da operadora Oi, essa franquia mínima dá acesso a outros aplicativos, mas quando termina, você receberá uma mensagem indicando que o saldo finalizou. Informamos que com ou sem crédito você deve utilizar o aplicativo SMED Conectada para assistir as aulas.

9. Recebi uma mensagem no meu celular que a franquia de dados foi toda consumida, o que faço?

R: Isso é normal. Significa que a franquia que foi colocada inicialmente para o funcionamento do chip pela primeira vez terminou. Você deve utilizar o aplícativo SMED Conectada para poder assistir as aulas normalmente, mesmo sem crédito, pois a navegação no aplicativo é gratuita.

 

Caso você tenha alguma dúvida que não foi esclarecida neste manual, favor
enviar um email para smedconectada@educacaosalvador.net que lhe
auxiliaremos.