OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

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APROVA BRASIL – Escola Primeiro de Maio é selecionada pelo MEC

22 de dez de 2006 - dev

Boas práticas pedagógicas, gestão democrática, professores qualificados, comunidade escolar comprometida e participação ativa dos alunos. Esta é a fórmula para que uma escola tenha um bom desempenho de aprendizagem. E foi com este segredinho especial que a Escola Municipal Primeiro de Maio, localizada em Massaranduba, foi uma das unidades de ensino selecionadas pelo estudo Aprova Brasil, o Direito de Aprender, divulgado no dia 19 de dezembro pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A pesquisa foi realizada por três meses nas escolas públicas do país, tendo como objetivo avaliar os alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, que aprendem mesmo em condições desfavoráveis. As instituições de ensino estão localizadas em áreas urbanas periféricas e o perfil da população é de baixa renda. Os pesquisadores do Unicef entrevistaram diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e os conselhos escolares para tentar encontrar as razões para o sucesso das escolas. No total, foram selecionadas 33 unidades de ensino de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, que também alcançaram boas notas em leitura e matemática no exame Prova Brasil, realizado no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, a iniciativa do MEC de cruzar os dados quantitativos do “Prova Brasil” com a pesquisa “Aprova Brasil, o Direito de Aprender” é muito interessante, porque correlaciona as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas com o sucesso de aprendizado dos alunos. “A SMEC está satisfeita em ter uma das suas escolas selecionada dentre as 33 de 14 estados. Isto mostra que o compromisso com a educação supera as diversas dificuldades encontradas pelo ensino público do Brasil. A Escola Primeiro de Maio está de parabéns e é um exemplo para as demais unidades que fazem parte da rede municipal”, ressalta.

Na Escola Primeiro de Maio a média dos alunos da 4ª série na Prova Brasil foi de 181,14 na prova de Português, superando a média nacional de 172,9. Já em matemática, os estudantes foram mais longe, conseguindo uma média de 200,90, sendo que no País esta nota chegou a 180. A diretora da instituição de ensino, Simone Barbosa de Jesus, afirma que o sucesso da escola faz parte de um trabalho em equipe, formada pela comunidade escolar (alunos, professores, pais e funcionários). Segundo ela, todos estão comprometidos com a educação. Na escola, os 300 estudantes são estimulados a realizar trabalhos que estimulam o resgate da história de sua comunidade e das suas famílias. Há também a aplicação da Lei 10.639, em que são discutidas as questões raciais, a história e cultura afro-brasileira e da África. Através destes programas pedagógicos, os alunos aprendem de maneira interdisciplinar disciplinas, como português, matemática, história, geografia e ciências. “O desempenho escolar não depende apenas de um projeto pedagógico, mas do compromisso de todos que fazem parte da escola. Além, é claro, de professores e gestores qualificados”, avalia a diretora. Dos nove professores da Primeiro de Maio, cinco concluíram o curso superior.

FORMAÇÃO – A formação continuada e a especialização são um dos principais fatores que contribuem para o sucesso escolar. De acordo com secretário Ney Campello, a capacitação dos docentes é uma dos principais objetivos da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, que constantemente oferece cursos de formação continuada em diversas áreas, como Educação Ambiental, Brille, Libra, História e Cultura afro-brasileira, entre outros.

A qualificação dos professores também foi apontada pelo “Aprova Brasil” como um dos principais fatores para o sucesso das escolas. De acordo com a pesquisa, em 21 instituições de ensino, o bom desempenho foi atribuído às boas propostas pedagógicas e a utilização de vários recursos na aprendizagem. Em 25 unidades, os alunos foram reconhecidos como os grandes responsáveis pelo desempenho. Nesses casos, eles atuaram como sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Em 18 escolas, o bom resultado dos alunos se deveu à participação da comunidade no cotidiano escolar, como o envolvimento dos pais e parcerias firmadas com empresas, associações de moradores, universidades e organizações não-governamentais.

De acordo com o Unicef, os resultados do estudo Aprova Brasil serão utilizados para o desenvolvimento de programas que apoiem escolas em todo o Brasil, a partir das soluções das escolas pesquisadas. Em 2007 deverá ocorrer a segunda edição do “Aprova Brasil, o Direito de Aprender”, que na 1ª edição reuniu 3.306.378 alunos de 40.290 escolas públicas do Brasil.