Atividades lúdicas retratam cultura nordestina em centro de educação infantil

09 de out de 2017 - Publicidade

Os valores e as manifestações culturais típicas do Nordeste foram temas de um evento lúdico e divertido para a criançada do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) CSU de Pernambués, localizado no Centro Social Urbano (CSU), no dia 28 de setembro. Todos os 190 alunos que estudam na instituição de ensino se envolveram no projeto Nordeste Cantos e Encantos para realizar apresentações e aprender sobre as linguagens da literatura nordestina, sabores, arte, artesanato e danças da região.

Fantasiadas de Filhos de Gandhy, baianas, índios e de personagens folclóricos da cultura popular, as crianças abriram a programação com um cortejo mirim dentro das dependências do CSU, sob os olhares de professores, pais e responsáveis convidados para prestigiar a festa. Em seguida, os alunos fizeram apresentações, abordando  uma variedade de elementos identitários do Nordeste cujos temas envolveram frutas e comidas típicas, além de confecção e origem de instrumentos usados no samba de roda, como viola machete, pandeiro, tambor e chula nordestina.

Também foram destaques compositores  que propagaram ritmos como baião e samba por todo o Brasil, como Gonzaguinha e Riachão.Todo o projeto  foi desenvolvido numa linguagem para atender à faixa etária dos estudantes, que possuem entre 3 a 5 anos de idade. Para a realização das atividades, o CMEI foi adornado com minicoreto, cartazes, quadros artesanais e cordel. Ainda teve espaço para elaboração de oficina de tapete e exposição de panelinhas de barro feitas pelos estudantes.

“O objetivo é provocar a memória afetiva dos adultos e crianças em relação à ancestralidade, herança e identidade que temos. Ao longo desses meses, estudamos a história da cidade. A partir daí, buscamos retratar um pouco dessas manifestações que acontecem na Bahia e no Nordeste”, explica a gestora do CMEI Pernambués, Carla Paiva. A dona de casa Vanessa Lídia dos Santos, 30 anos, acompanhou o desfile de sua filha Aline Santos, 5, com o celular em mãos para registrar fotos e vídeos da festa. “O ensino desse Centro é ótimo e diferenciado”, elogiou.