Bairro da Paz recebe unidade escolar com capacidade para atender 270 alunos

30 de jan de 2018 - Jornalismo

Foto: Valter Pontes/Secom/PMS

O prefeito ACM Neto entregou, na manhã desta terça-feira (30), a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Bairro da Paz Km 17. A unidade foi construída na Rua Rafael Pastore Neto, no Km 17, próxima à antiga Escola Marízia Maior e ao Condomínio Colina da Fonte, com capacidade para atender 270 alunos de três turmas, em tempo integral, e sete turmas de forma parcial, dos grupos III, IV e V, em período integral. A cerimônia de entrega da unidade teve início com apresentações de Taekwondo e do grupo folclórico Malezinho, seguida do descerramento da placa de inauguração do espaço.

A escola foi construída em um terreno abandonado e contou com investimento de R$ 2,2 milhões. A estrutura tem 700 metros quadrados de área construída, dez salas, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. Com esta, a rede municipal de ensino passa a contar com 14 creches e pré-escola Primeiro Passo, com oferta de vagas para crianças até 5 anos. “É um alívio para quem precisa trabalhar o dia inteiro, como eu, sem ter onde deixar as crianças”, disse a manicure Jaqueline Ramos, 28 anos, mãe de quatro crianças, de 8, 6, 5 e 2 anos.

Desde novembro de 2017, a Prefeitura vem cumprindo o compromisso de entregar uma unidade nova de ensino a cada semana até o início do ano letivo de 2018. “Um dos maiores acertos do meu governo foi tirar a Prefeitura dos gabinetes e levar para os bairros de Salvador. Dessa forma, foi possível ouvir as demandas das pessoas, além de mostrar para os colaboradores de nossa equipe o que realmente precisa ser feito. Portanto, mais uma semana e mais uma escola entregue, e numa região cuja demanda reprimida do ensino infantil é uma das maiores de Salvador. Assim vamos cuidando das pessoas de nossa cidade”, enfatizou o prefeito ACM Neto.

A nova unidade, como destacou o próprio prefeito, é resultado de todo o empenho da gestão em recuperar a estrutura da Educação no município. “Nenhuma Prefeitura deste país trabalha tanto em prol da população como a de Salvador nesta gestão. Esta é a cidade que mais investe no social e, em cinco anos, atingimos a marca de 80% do orçamento do município investido nas áreas sociais, nas comunidades mais pobres. Quando assumi a Prefeitura, há cinco anos, apenas 22% do orçamento municipal era destinado à educação. Hoje, com a injeção de R$ 100 milhões anuais, esse número subiu para 29%”, acrescentou o prefeito.

O secretário de Educação, Bruno Barral, falou da importância do trabalho da Prefeitura na área de Educação, tanto do ponto de vista pedagógico quanto da melhoria da estrutura das escolas, através das reformas e reconstruções, e também da abertura de novas unidades nos bairros.

Últimas entregas – Neste mês, já foram inaugurados a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Fazenda Grande III, com capacidade para 320 alunos; o Centro Municipal de Educação Infantil Olga Benário (Doron), para 300 alunos; a Escola Municipal de Pirajá, para 330 alunos; e o Subúrbio 360 – maior equipamento municipal educacional, cultural e de lazer entregue na história da cidade, que atenderá 1,5 mil alunos no contraturno das aulas, além das mães destes com oferta de cursos profissionalizantes.