Censo Escolar 2017 é tema de reunião da Smed com escolas privadas de Salvador

22 de maio de 2017 - Jornalismo

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realiza na quarta-feira (24) reunião com as escolas privadas de Salvador para tratar do Censo Escolar da Educação Básica 2017, que deverá ser declarado de 31 de maio a 31 de julho deste ano. O evento será das 8h30 às 12h, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Mercês, na Avenida Sete de Setembro, 1105, e tem como objetivo prestar orientações técnicas aos representantes das escolas para uso do sistema Educacenso, do Inep.

“É um encontro importante e precisa do envolvimento de todos os gestores escolares, para que o Censo produza um retrato da educação brasileira o mais próximo possível da realidade”, explica Paloma Modesto, secretária da Smed. “Essa base de dados é fundamental para a definição de políticas públicas que melhorem a educação brasileira, tanto no que se refere à qualidade de ensino, quanto à oferta de vagas”.

Realizado anualmente, o Censo Escolar é um levantamento de dados obrigatório de todas as escolas do país, públicas e privadas, com responsabilidade jurídica atribuída ao gestor da unidade de ensino, conforme determina o Decreto Federal 6425/2008 e portarias MEC e Inep 264/2007 e 316/2007. Apesar da obrigatoriedade definida pela lei, muitas escolas não têm feito a declaração anual. Das 1.773 escolas privadas localizadas em Salvador com cadastro no Inep, apenas 641 participaram do Censo em 2016 – o que corresponde a cerca de 35%. É um índice considerado baixo, que acaba comprometendo a elaboração de estratégias públicas nacionais, estaduais e municipais para a área.

“Reforçamos o convite para que os gestores das escolas privadas participem ou enviem representantes para o encontro. E que, a partir do dia 31 de maio, cada escola faça sua declaração censitária, contribuindo assim para a melhoria da Educação brasileira”, frisa Paloma Modesto, lembrando que a equipe técnica da Smed, durante o período de declaração do Censo, estará disponível para orientar e esclarecer dúvidas sobre o preenchimento dos formulários.Para ver a Portaria completa, clique aqui.

AGENDA

O quê: Encontro Municipal de Escolas Privadas para discutir o Censo Escolar da Educação Básica 2017

Quando: Dia 24 de maio (quarta-feira), das 8h30 às 12h.

Onde: Auditório do Colégio Nossa Senhora das Mercês, na Avenida Sete de Setembro, 1105 (ao lado da Caixa Econômica)