pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Começa entrega de mochila com material escolar para alunos da rede municipal

02 de mar de 2016 - Jornalismo

Prefeito entregou os primeiros kits durante evento em reinauguração de escola no subúrbio

Desde que o ano letivo começou, no mês passado, a pequena Agata Jaciara dos Santos, 8 anos, usa uma caneta de uma pró da Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas, na Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário. “Agora eu vou devolver, ela disse que era emprestado”, conta. A devolução vai ocorrer porque nesta quarta-feira (2) Agata ganhou três canetas, lápis, borracha, dois cadernos, régua, lápis de colorir, estojo, squeeze e uma mochila. “Antes eu não tinha nada”, diz a pequena.

A ação faz parte de uma iniciativa da prefeitura de Salvador que começou a distribuir os kits escolares para todos os estudantes da rede municipal.  “A prefeitura entregar mochila com o material escolar, isso não é normal, mas deveria ser. Não deveria ser encarado como surpresa”, afirmou o secretário de Educação Guilherme Bellintani durante o evento que marcou a entrega da reforma da Escola Manuel Barradas e o ato de início da entrega dos kits.

Para agradecer pela iniciativa, um grupo de alunos da escola cantou, em coro, a música O Caderno, de Toquinho, durante o evento pela manhã. O estudante da terceira série do ensino fundamental Cauan Lopes, 10 anos, já havia ganhado mochila dos pais, mas agora contabilizar os novos itens. “Tinha duas, agora tenho cinco canetas, vai dar para o ano todo”, diz. Já Lucas Ribeiro, 10, gostou mesmo da escola nova. Antes ele estudava em um colégio particular do bairro do qual foi transferido esse ano. “Aqui está tudo novo e bonito e a gente pode estudar, gosto de matemática, mas também tem bastante espaço para brincar no recreio”, comemora.“Sabemos que a realidade de Salvador é de que nem sempre os pais podem comprar os materiais escolares, tem criança que leva os livros na mão e, nesse tempo de crise, se já era difícil comprar o material (escolar), imagina agora”, afirmou o prefeito ACM Neto, antes de exaltar que o investimento da prefeitura visa corrigir essas desigualdades.

A reforma
A Escola Municipal Manoel Barradas, reinaugurada hoje pelo prefeito ACM Neto, agora conta com 16 salas de aula, biblioteca, sanitários para pessoas com com necessidades especiais, rampa de acesso e refeitório. A unidade escolar atende a 449 alunos do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diretora da unidade, Jaqueline Mangueira detalha que a principal mudança foi a substituição das paredes de gesso por alvenaria. “Criança não para e se tiver parada é por estar doente e nosso maior receio era não só a durabilidade como também de o gesso quebrar”, afirma.

O prédio era um antigo deposito de material de construção, em 2009 sofreu a primeira adaptação para receber as aulas (com as divisões das salas em gesso) e desta vez teve a adaptação definitiva para as aulas, após a desapropriação do terreno que antes era alugado, segundo Jaqueline. O investimento na reforma foi de R$ 1.308.703,15.

A viagem
Esta semana, o prefeito ACM Neto visita, junto com o secretário Guilherme Bellintani, empresas do Vale do Silício, na Califórnia (Estados Unidos). A região concentra empresas na área de inovação, entre elas o Google, onde a equipe da prefeitura de Salvador deve ser apresentada ao programa Google Edu, que reúne ferramentas da empresa para o ensino.