pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Escola tem intervenção da prefeitura e é modelo de educação em Salvador

24 de jul de 2015 - Jornalismo

Unidade em Nova Esperança é primeira a receber uma série de intervenções da Prefeitura

Salas amplas, corredores largos e acessíveis. Espaço interno e externo de recreação, quadra poliesportiva, biblioteca, além de refeitório confortável. A Escola Municipal Professora Irene da Silva Costa Santos, localizada no bairro Jardim Nova Esperança, é daquelas que inspiram aconchego. Inaugurada no último dia 17 de julho, a nova Irene Costa – como é intimamente chamada por alunos e docentes da Rede Municipal de Ensino – apresenta um novo modelo de escolas adotado pela Prefeitura de Salvador. A intenção é reconstruir as escolas que estejam funcionando em prédios desgastados e defasados.

Conforme as expectativas da Secretaria Municipal da Educação (Smed), pelo menos 20 unidades de ensino serão reconstruídas até 2016. Em 13 dessas, o trabalho já foi iniciado. De acordo com Sérgio Chamadoira, diretor de infraestrutura da rede escolar municipal, todos os projetos foram pensados de forma a favorecer o desenvolvimento das atividades escolares. “Esse é o nosso principal objetivo:

criar ambientes que contribuam, cada vez mais, para o aprendizado. Obviamente, não seguiremos um módulo único, pois é preciso respeitar as particularidades do terreno disponível para cada uma das unidades, porém há em comum a garantia de salas mais amplas e modernas, espaços para recreação e áreas que respeitem as necessidades pedagógicas de cada segmento da Educação”, afirmou.

A melhoria da infraestrutura das escolas da rede municipal faz parte do Programa Combinado, estratégia de gestão adotada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) para o biênio 2015/2016, e, conforme o secretário da pasta Guilherme Bellintani, é apenas o primeiro passo para que a capital baiana avance no que diz respeito à qualidade de ensino. “Quando melhoramos a estrutura de uma escola mudamos também o olhar da comunidade escolar sobre ela e passamos a contar, de um modo mais abrangente, com parceiros constantes para alcançarmos o nosso principal objetivo, que é o de oferecer uma educação de qualidade”, considerou. Além da reconstrução de escolas, a Prefeitura irá também construir novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ao todo, serão 40 novos CMEIs até 2016. Destes, 10 serão construídos com recursos da Prefeitura. Outros 30 serão erguidos a partir de acordo firmado entre a gestão municipal e os shoppings da cidade.

Irene Costa
A Escola Municipal Irene Costa atende a cerca de 400 alunos da pré-escola ao Ensino Fundamental I, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com investimento de cerca de R$5 milhões, a nova estrutura física é composta por 16 salas de aula, sala de dança, informática, biblioteca, sala de reuniões, refeitório e espaços recreativos. “Estamos muito felizes em contar com uma nova escola. Aqui atendemos crianças de três a 15 anos e temos a missão de semear entre esses jovens amor, justiça social, dignidade, alegria e conhecimento. Aqui, as pessoas se encontram para promover uma escola de sucesso”, afirmou Luciana Nogueira, diretora da escola.
Para ela, a nova estrutura serve ainda de estímulo às crianças e jovens. “Sem dúvida, há uma motivação diferente por parte de professores e alunos diante da nova escola. Um ambiente mais bonito, bem estruturado e acolhedor favorece em muito o desempenho escolar dos alunos, que se sentem mais motivados a participarem das atividades promovidas pela escola”, considerou.