pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Prefeitura inaugura escola do Cabula VI para 700 estudantes

13 de abr de 2016 - Jornalismo

A unidade tem salas de aula amplas, brinquedoteca, sala de leitura, auditório e áreas de lazer

Com olhar triste a pequena Maria de Lourdes Rocha, então com 5 anos, dizia adeus para a mãe quando atravessava os portões de ferro que separavam o interior da Escola Alto da Cachoeirinha da Avenida Edgard Santos, em Narandiba. Do lado de dentro, salas apertadas, pouco espaço de lazer e ventilação para os alunos.

A escola, que funcionava dentro do Centro Social Urbano de Narandiba, mudou de local 35 anos depois e foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (13), no Cabula VI, bairro vizinho. A prefeitura construiu uma nova unidade, com salas mais amplas, brinquedoteca, sala de leitura, auditório e áreas de lazer coberta e descoberta. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões.

“É um prazer muito grande depois de ter estudado nessa escola, voltar para ensinar aqui, desde 2002. Hoje, poder estar nesse espaço novo, proporcionando aos nossos alunos um ambiente feliz é muito gratificante”, contou Maria de Lourdes, hoje com 40 anos, trabalhando como professora e coordenadora pedagógica. O filho dela, o pequeno Jorge Miguel, 3 anos, também estuda na unidade.

A unidade foi batizada com o nome de Escola Municipal do Alto da Cachoeirinha Nelson Maleiro – em homenagem ao musico e carnavalescos baiano – e começou a funcionar em outubro do ano passado. O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Educação Guilherme Bellintani entregaram a unidade para a comunidade escolar.

“Essa é uma escola que nada deixa a desejar, comparada a qualquer escola privada de Salvador. São 12 salas de aula. Uma escola completa mostrando o nosso compromisso prioritário com a educação. A nossa compreensão é que o filho do pai e da mãe pobre deve ter o mesmo direito de acesso que o filho de pais ricos”, afirmou o prefeito durante a inauguração da escola. Segundo ele, 120 escolas já foram reformadas ou reconstruídas na atual gestão.

Estrutura
Funcionários da escola, pais e estudantes acreditam que a nova estrutura vai ajudar no aprendizado. A diretora da unidade, professora Daniele Palma, que trabalha há 18 anos com educação e há seis dirige a unidade, apontou a importância da estrutura física das escolas no processo de ensino.

“Todos nós precisamos de uma sala de aula que seja ampla e arejada, porque a gente sabe que fatores externos podem colaborar para o não aprendizado, a exemplo de uma sala muito quente ou com uma acústica ruim, tudo isso vai interferir diretamente no aprendizado da criança”, afirmou.

Acessibilidade
A nova escola do Cabula VI está adaptada para atender a pessoas com deficiência, com itens como elevador, piso tátil, banheiro adaptados, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e rampas de acesso. De acordo com Bellintani, a unidade atende a um padrão de qualidade adotado pela prefeitura.

“Isso é o que a gente deseja para toda a rede municipal e aos poucos a gente vai atingindo. Essa é uma escola muito bem construída, bem equipada e que traz um projeto pedagógico inovador. É o que a gente pretende para toda a rede e cada vez estamos mais perto disso”, afirmou Bellintani.

A Escola Municipal do Alto da Cochoeirinha Nelson Maleiro atende crianças de 3 a 10 anos, nos turnos matutino e vespertino, e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a mudança de prédio, o número de estudantes foi ampliado de 600 para 700 alunos.

“Está tudo muito bonito. A escola é grande, bastante ampla, gostei muito”, contou a baiana de acarajé Ticiana Almeida, 30, mãe de Geovana Almeida, 5, uma das alunas. “Minha escola está muito bonita”, completou a estudante.