pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Clube da leitura ajuda no desenvolvimento de alunos da EM José Calazans Brandão da Silva

14 de dez de 2019 - Publicidade

 

Um momento para viajar na criatividade e imaginação. É o que acontece toda semana com os alunos do 5º ano da Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva, localizada no bairro de Santa Cruz (GRE Orla). A ação, idealizada pela coordenação pedagógica tem como principal objetivo estimular o interesse e disseminar o hábito da leitura entre os estudantes.

Clairton Quintela, vice diretor e coordenador pedagógico aponta que a leitura sempre foi um dos principais pilares da unidade de ensino. “A gente sempre se preocupou com a questão da leitura como aceleradora do processo de alfabetização e letramento. Isso tem ajudado muito a melhorar o interesse das crianças, a frequência e o fluxo escolar, ou seja, isso gera um impacto grande na vida escolar das crianças”, aponta.

As reuniões do Clube da Leitura acontecem uma vez por semana, envolvendo especialmente as turmas do 3º e 5º ano – turmas que estão encerrando um ciclo, o que não impede a participação das outras séries. A ação começa com a leitura de um livro pelo coordenador pedagógico, por um professor, demais funcionários e/ou um visitante, mas os alunos também são convidados a participar da leitura e interpretação do texto.

Em seguida, é desenvolvida uma série de atividades como caça ao tesouro, leitura de moedas, dentre outras, em um período médio de duas horas. Há ainda uma espécie de bonificação. “Criamos uma espécie de moeda, uma cédula que chamamos de “letras”, através da qual eles podem participar de uma dinâmica proposta no livro didático da Nossa Rede, que é o ‘mercadinho’. Os estudantes podem comprar jogos e brinquedos que trazemos, aprendendo a fazer contas, pagar, dar o troco, o que estimula a educação financeira, agregando conhecimentos”, enfatiza Clairton Quintela.

Aluno do 5º ano, o estudante Luís Fabian Machado Santos, é atualmente o presidente do Clube da Leitura, mas ele explica que nem sempre se interessou pelos livros. “Desde quando comecei a participar do Clube, muita coisa mudou, por que eu não gostava muito de ler livros, mas depois, minha leitura melhorou muito, minhas notas subiram e até meus pais já estão lendo pra mim e sentindo a diferença no meu comportamento”, reconhece. Já Anthony Luis dos Santos, também do 5º ano, é o bibliotecário do grupo e faz questão de explicar suas responsabilidades. “Eu cuido da nossa caixinha de leitura, colocando os livros da escola. Faço isso duas vezes por semana e claro, leio muito também, o que me ajudou a entender mais o que estou lendo e assim até minhas notas melhoraram”, comemora.

A gestora da Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva, Rosany Oliveira, explica ainda que, esporadicamente, há a participação dos pais no projeto. Ela avalia a ação como positiva por acreditar no poder que a leitura exerce na vida das pessoas. “O projeto tem somado muito à vida dos nossos estudantes e de suas famílias, mesmo daqueles que ainda não sabem ler direito. Há crianças menores que vão pra minha sala com um livro nas mãos e dizem que vão ler pra mim, mesmo que essa leitura seja apenas das imagens, mas isso também é leitura, pois estão usando a criatividade e o lúdico para aprender. Sabemos que em casa, eles repetem esse comportamento, estimulando também suas famílias a viajarem no mundo dos livros ”, sintetiza.

Foto: André Carvalho/Smed/PMS

clube leitura 2
clube leitura 3
clube leitura 5
clube leitura 1
clube leitura 4