CMEI-Csu Pernambués promove ação de prevenção de acidentes e primeiros socorros

12 de nov de 2019 - Publicidade

O Centro Municipal de Educação Infantil Csu- Pernambués (GRE Cabula) promoveu uma ação com equipe do Corpo de Bombeiros para as famílias dos estudantes. A iniciativa é parte do projeto Quem ama Cuida e se Cuida que tem programação extensa com foco na comunidade e o mês de outubro foi dedicado à prevenção de acidentes e primeiros socorros. Os gestores já preparam para novembro um encontro das crianças com a corporação no formato de oficinas.

“Na semana passada a equipe escolar passou por um processo de treinamento em primeiros socorros, hoje é a vez dos pais vivenciarem essas situações que são comuns em nosso dia a dia”, conta a diretora do Cmei, Carla Paiva. Segundo ela, ao longo do ano, a instituição promove várias ações pensadas com a equipe do posto de saúde e outros parceiros das áreas de nutrição, enfermagem, medicina, psicologia, onde é elaborado um cronograma formativo para os pais.

De acordo com a diretora, esse processo educativo deve começar em casa, com a primeira célula educacional que é a família. “À medida que a gente prepara, instrumentaliza e orienta esses pais que são os primeiros educadores, a gente tem chance também de dar continuidade a esse processo dentro do espaço da escola complementando a ação da família”, completou.

Para José Carlos Jr. que tem um filho matriculado na instituição, as orientações de prevenção de acidentes dado pelos Bombeiros proporcionou ensinamentos que são imprescindíveis para a vida. “Eu era ignorante, mas depois do que eu aprendi aqui hoje, tenho certeza que não cometerei mais erros. Trazer o Corpo de Bombeiros para passar informações importantes pro nosso dia a dia, isso é o cuidado que a escola tem com nossos filhos. Pena que os pais que não vieram perderam a oportunidade, essa escola se preocupa mais com nossos filhos do que nós mesmos”, destacou.

Conforme o subtenente 3º grupamento de Bombeiros, Hugo Melo o acidente não tem hora nem local para acontecer, as pessoas precisam ter o mínimo de conhecimento. “Quando o bombeiro chega pra fazer o salvamento de uma vida muitas vezes isso só é possível por que teve alguém para dar o primeiro suporte. O Corpo de Bombeiros mantem uma equipe em tempo integral atendendo todas as solicitações de palestras, não só de primeiros socorros como também na parte de prevenção de incêndios, acidentes domésticos e todos os temas que tenham alguma relação com a atividade”, declarou o subtenente.