Cmei Pio Bittencourt realiza projeto “Alimentação Saudável é Gostosa pra Chuchu”

12 de jul de 2019 - Jornalismo

Com o objetivo de estimular as crianças a se alimentarem de maneira saudável, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pio Bittencourt, localizado no bairro da Federação (GRE Orla), realizou na manhã desta quinta feira (11), oficinas alimentares. O projeto Alimentação Saudável é Gostosa pra Chuchu contempla 105 crianças de 3 a 5 anos que durante o ano inteiro estudam em sala de aula diversos vegetais, analisam a textura e degustam de forma individual.

O projeto é permanente, com foco na alimentação saudável, prazerosa e autônoma, prevê diversas atividades, onde as crianças tem a vivência com os alimentos desde o cultivo, higienização, até a produção da refeição. A culminância do projeto é a montagem de um cardápio e um self-Service. Nesta quinta-feira degustaram jardineira de carne, salada de alface e tomate, feijão e arroz.

Conforme a coordenadora pedagógica Carla Valéria Francisca de Castro, antes de iniciar o projeto alguns problemas foram detectados entre algumas crianças como: Obesidade, desnutrição e falta de orientação para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. “Então oferecemos um atendimento responsável, cuidadoso às necessidades básicas da criança, com foco no alimentar-se sozinho, de forma a estabelecer relações cognitivas com o alimento”. Pontuou.

Tópicos importantes foram destacados pela gestora Consuelo Almeida. “Ver as crianças se alimentando de forma autônoma e prazerosa, sem contar na redução do desperdício de comida além da conscientização das famílias é com certeza um grande prêmio para toda a comunidade escolar”.

Para a merendeira, Gleide Teixeira dos Santos, o amor é o ingrediente imprescindível na alimentação dos pequenos. “É gratificante cada vez que eles repetem o prato e elogiam. Tudo isso é por conta dessa relação prazerosa que as crianças passaram a ter com os alimentos, elas agora entendem o quanto é importante uma alimentação saudável”.