CMEI Virgem de La Almudena realiza caminhada saudável no Candeal

18 de ago de 2017 - Jornalismo

Cerca de 70 crianças entre dois e cinco anos, alunas do Centro Municipal de Educação Infantil Virgem de La Almudena, participaram nesta quinta-feira (17) de uma Caminhada Saudável pelas ruas do Candeal – bairro onde a escola se localiza. O evento, que teve participação de pais, avós e moradores do bairro, marcou o encerramento de um projeto pedagógico que trabalhou em sala de aula hábitos saudáveis, cuidados com o meio ambiente, higiene e práticas esportivas. “É um projeto muito rico que desenvolvemos há três anos, e que leva esses temas aos nossos alunos a partir de uma metologia voltada ao lúdico”, explicou a diretora do CMEI, Isa de Jesus Coutinho.

Zulma Peixoto, da GRE Centro, Márcio Sampaio, gerente regional, Isa Coutinho, diretora do CMEI, e o guarda municipal Felipe Ávila.

Segundo a diretora, o projeto acaba tendo resultado no bairro através das próprias crianças, que agem como multiplicadoras do que aprendem na escola, e também pela caminhada, que chama a atenção dos moradores para os temas trabalhados. Isa Coutinho explica que a caminhada foi dividida em alas: esporte, vacinação, combate ao aedes aegypti, alimentação saudável e meio ambiente, caracterizadas por faixas, cartazes, roupas e acessórios alusivos aos temas. A diretora destacou ainda a participação da banda Lactomia, da Associação Lactomia Ação Social (Alas), que trabalha arte e educação através da música com as crianças do Candeal. “São parceiros maravilhosos e que com sua arte dão mais beleza e movimento ao trabalho”.

Jair Rezende, diretor da Alas.

Para o percussionista Jair Rezende, diretor geral da Alas e maestro da Lactomia, a iniciativa da escola chama a atenção dos moradores para uma maior conscientização ambiental e humana e desperta para a responsabilidade de todos com o bairro e os espaços comuns, que precisam ser cuidados e preservados. “As atividades com esse foco, esse objetivo e esse olhar de construção e conscientização coletiva sempre são muito bem vindas. E temos o maior prazer em participar”, afirmou Rezende. Nascido e criado no Candeal, o percussionista idealizou e implementou a Alas, uma ONG que atua, desde 2003, com crianças, adolescentes e jovens, tendo por base a música percussiva e como foco a consciência ambiental e o trabalho integrado com a comunidade.

A Caminhada Saudável chamou a atenção dos moradores, que acompanharam das calçadas, quintais ou janelas, ou mesmo integrando-se ao grupo. A lojista Miralva Batista, que mora no Candeal há 20 anos, assistiu ao desfile em frente à sua loja. Muito animada, elogiou a iniciativa da escola. “Está linda a caminhada. É muito importante ensinar às crianças porque elas são multiplicadoras. E o desfile destaca vários pontos que precisam da conscientização de todos. É um trabalho fundamental”, disse sobre o evento, que contou com o apoio da Guarda Municipal e da Transalvador.