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Combinado

O programa Combinado reúne um conjunto de 111 ações a serem realizadas em parceria entre a Prefeitura e a comunidade escolar.

Foi construído com a participação dos gestores das escolas, sendo uma forma de aproximar a gestão municipal das unidades de ensino e, para a execução, contará com a participação da Prefeitura, professores, funcionários, alunos e pais de alunos.

O conjunto de ações foi dividido em seis grupos – “Presença na escola”, “Ações pedagógicas”, “Ações de suporte”, “Ações de infraestrutura”, “Ações das escolas” e “Identidade e Comunidade” – e vai nortear as atividades da Smed até o fim de 2016, além de avaliar o todo o trabalho realizado durante esse período.

  • Combinado 01

    – Garantir que o Secretário visite cada Unidade de Ensino duas vezes por ano até o final de 2016.
  • Combinado 02

    – Garantir que os Diretores de cada GRE tenham três reuniões por semestre para discutir o Combinado.
  • Combinado 03

    – Garantir que o Gerente Regional ou Coordenador Administrativo visite todas as Unidades de Ensino de sua regional a cada 15 dias.
  • Combinado 04

    – Garantir que as Coordenadoras Pedagógicas Regionais visitem todas as Unidades de Ensino de sua regional uma vez por mês.
  • Combinado 05

    – Garantir que as Unidades de Ensino recebam a visita do Coordenador Pedagógico da GRE a cada semana ou mediante solicitação da Unidade.
  • Combinado 06

    – Garantir a visita de um Fiscal de Manutenção a cada 15 dias ou quando se fizer necessário, mediante solicitação das Unidades de Ensino diante de questões emergenciais.
  • Combinado 01

    – Garantir que o Secretário visite cada Unidade de Ensino duas vezes por ano até o final de 2016.
  • Combinado 02

    – Garantir que os Diretores de cada GRE tenham três reuniões por semestre para discutir o Combinado.
  • Combinado 03

    – Garantir que o Gerente Regional ou Coordenador Administrativo visite todas as Unidades de Ensino de sua regional a cada 15 dias.
  • Combinado 04

    – Garantir que as Coordenadoras Pedagógicas Regionais visitem todas as Unidades de Ensino de sua regional uma vez por mês.
  • Combinado 05

    – Garantir que as Unidades de Ensino recebam a visita do Coordenador Pedagógico da GRE a cada semana ou mediante solicitação da Unidade.
  • Combinado 06

    – Garantir a visita de um Fiscal de Manutenção a cada 15 dias ou quando se fizer necessário, mediante solicitação das Unidades de Ensino diante de questões emergenciais.
  • Combinado 07

    – Implantar uma Central de Relacionamento com sistema de gerenciamento para a solução dos problemas existentes nas Unidades de Ensino.
  • Combinado 08

    – Elaborar/Revisar e implementar as novas Diretrizes Curriculares Municipais e o material didático para a Educação Infantil, em regime colaborativo com representações da Rede.
  • Combinado 09

    – Elaborar/Revisar e implementar as novas Diretrizes Curriculares Municipais e o material didático de Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental I, em regime colaborativo com representações da Rede.
  • Combinado 10

    – Elaborar/Revisar e implementar as novas Diretrizes Curriculares Municipais para o Ensino Fundamental II, em regime colaborativo com representações da Rede.
  • Combinado 11

    – Elaborar/Revisar e implementar as novas Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação de Jovens e Adultos, em regime colaborativo com representações da Rede.
  • Combinado 12

    – Ampliar a carga horária dos alunos do Ensino Fundamental I, mediante um amplo diálogo em toda a Rede e em consonância com as exigências salientadas pelo Fórum de Gestores, garantindo condições para tal ação.
  • Combinado 13

    – Complementar o acervo literário nas Unidades de Ensino, considerando as sugestões de temáticas da Rede e oferecendo condições adequadas para a utilização dos livros.
  • Combinado 14

    – Fortalecer a política de avaliação externa para os alunos do Ensino Fundamental, respeitando o princípio da diversidade, com vistas à realização de ações pedagógicas para melhoria da aprendizagem.
  • Combinado 15

    – Analisar e/ou ampliar os Protocolos de Avaliação dos alunos existentes na Rede de forma colaborativa.
  • Combinado 16

    – Realizar jornadas sobre avaliação do aluno com os professores do 3º e 5º anos.
  • Combinado 17

    – Implementar política de regularização do fluxo escolar com o objetivo de reduzir a distorção idade-série gradativamente.
  • Combinado 18

    – Implantar projeto de Apoio à aprendizagem para os alunos do 3º e 5º anos, bem como do 6º ao 9º, com foco na redução das reprovações.
  • Combinado 19

    – Garantir programa de Revisão de Língua Portuguesa e Matemática para o 5º ano, respeitando o projeto político-pedagógico das Unidades de Ensino.
  • Combinado 20

    – Apoiar atividades extra-classe realizadas pelas escolas, garantindo a saída dos alunos uma vez por ano.
  • Combinado 21

    – Estruturar, assistir e organizar os espaços tecnológicos das Unidades de Ensino.
  • Combinado 22

    – Implantar programa que estimule e fortaleça experiências inovadoras na Rede Municipal de Educação.
  • Combinado 23

    – Promover formação continuada para os Gestores e membros dos Conselhos Escolares, fortalecendo a gestão democrática.
  • Combinado 24

    – Garantir formação continuada para os Profissionais do Magistério, de acordo com prioridades estabelecidas conjuntamente com representantes de todos os segmentos da Rede.
  • Combinado 25

    – Reformular e informatizar o Diário de classe para EI, EF I, EF II, Tempo Integral e EJA e disponibilizá-lo antes do início do ano letivo.
  • Combinado 26

    – Informatizar os históricos escolares.
  • Combinado 27

    – Aprimorar o sistema informatizado de matrícula, com mecanismos de apoio (call center).
  • Combinado 28

    – Reformular, com representação dos Chefes de Secretaria Escolar, documentos oficiais da Unidade de Ensino (Ex: Ficha do Aluno).
  • Combinado 29

    – Ampliar a autonomia financeira das Unidades de Ensino por meio da descentralização de recursos municipais.
  • Combinado 30

    – Fornecer a parceria da SMED com a Ronda Escolar e PRODERB.
  • Combinado 31

    – Garantir telefone fixo em todas as Unidades de Ensino
  • Combinado 32

    – Garantir aos Diretores celulares corporativos com plano de voz que permita ligações para qualquer operadora.
  • Combinado 33

    – Oferecer serviço de reprografia com boa qualidade às Unidades de Ensino.
  • Combinado 34

    – Garantir internet em todas as Unidades de Ensino com, no mínimo, um roteador por escola.
  • Combinado 35

    – Garantir a retirada de inservíveis das Unidades de Ensino.
  • Combinado 36

    – Promover, com a Limpurb, ações de melhoria da coleta de lixo nas Unidades de Ensino e garantir a não instalação de depósito a uma distância mínima de 20 metros.
  • Combinado 37

    – Garantir merenda escolar de qualidade e em quantidade que atenda a demanda das Unidades de Ensino.
  • Combinado 38

    – Implantar sistema de segurança eletrônica nas Unidades de Ensino situadas em regiões mais violentas de acordo com estudos.
  • Combinado 39

    – Garantir apoio jurídico-contábil às Unidades de Ensino.
  • Combinado 40

    – Garantir quadro de funcionários de apoio adequado às necessidades das Unidades de Ensino.
  • Combinado 41

    – Garantir ADI para alunos com deficiência, conforme legislação.
  • Combinado 42

    – Garantir quadro completo de pedagogos e professores de disciplinas.
  • Combinado 43

    – Melhorar o processo de substituição de professores em licença.
  • Combinado 44

    – Implantar em todas as Unidades de Ensino o PCR da Educação, com foco na garantia de 1/3 da Jornada de Trabalho para Planejamento e Atividades Complementares.
  • Combinado 45

    – Garantir dois computadores por Unidade de Ensino para a área administrativa.
  • Combinado 46

    – Garantir no mínimo uma TV e um DVD por Unidade de Ensino.
  • Combinado 47

    – Garantir máquina de lavar e secar roupas nos CMEIs e nas escolas de Tempo Integral.
  • Combinado 48

    – Garantir dois ventiladores funcionando em cada sala de aula das Unidades de Ensino.
  • Combinado 49

    – Instalar ar-condicionado em, no mínimo, 20% das salas de aula mais críticas, garantindo manutenção.
  • Combinado 50

    – Garantir bebedouros e filtros de cozinha para todas as Unidades de Ensino, com manutenção e troca de acordo com os prazos de validade e com a danificação dos equipamentos.
  • Combinado 51

    – Garantir a instalação, sinalização e manutenção dos extintores de incêndio das Unidades de Ensino, como também o oferecimento de curso de socorristas.
  • Combinado 52

    – Garantir os utensílios e equipamentos de cozinha adequados, de forma a atender o bom funcionamento das Unidades de Ensino.
  • Combinado 53

    – Garantir material de expediente em quantidade que atenda a demanda das Unidades de Ensino, conforme especificações definidas.
  • Combinado 54

    – Garantir material de higiene pessoal para os CMEIs e escolas em Tempo Integral.
  • Combinado 55

    – Garantir material de limpeza em quantidade que atenda a demanda das Unidades de Ensino.
  • Combinado 56

    – Garantir brinquedos e jogos de acordo com a faixa etária para todas as Unidades de Ensino, inclusive para crianças com deficiência.
  • Combinado 57

    – Garantir material escolar em quantidade que atenda a demanda das Unidades de Ensino, com entrega antes do ano letivo.
  • Combinado 58

    – Garantir material docente em quantidade que atenda a demanda das Unidades de Ensino.
  • Combinado 59

    – Garantir fardamento em quantidade que atenda a demanda das Unidades de Ensino, com entrega antes do início do ano letivo.
  • Combinado 60

    – Garantir o quadro branco para todas as salas de aula.
  • Combinado 61

    – Garantir mobiliário escolar para todas as Unidades de Ensino.
  • Combinado 62

    – Garantir mobiliário administrativo para todas as Unidades de Ensino.
  • Combinado 63

    – Garantir serviços de capina e poda a partir da solicitação da Unidade de Ensino.
  • Combinado 64

    – Limpar a caixa d’água a cada seis meses.
  • Combinado 65

    – Reduzir infiltrações nas Unidades de Ensino.
  • Combinado 66

    – Garantir internet em todas as Unidades de Ensino com, no mínimo, um roteador por escola.
  • Combinado 67

    – Fazer o controle de pragas, animais peçonhentos, abelhas, etc., a partir da solicitação da Unidade de Ensino, preferencialmente nos recessos.
  • Combinado 68

    – Revisar a rede hidráulica (esgoto e pluvial) a partir da solicitação das Unidades de Ensino.
  • Combinado 69

    – Fazer a revisão ou reestruturação da rede elétrica, bem como promover ações com a Coelba para que essa rede elétrica suporte a utilização de todos os utensílios eletrônicos.
  • Combinado 70

    – Melhorar acessibilidade nas Unidades de Ensino que possuem alunos com deficiência.
  • Combinado 71

    – Garantir reforma, reconstrução ou a mudança de todas as escolas da Rede que se encontrem em situação crítica, até dezembro de 2016, priorizando períodos de férias e recessos escolares.
  • Combinado 72

    – Ampliar vagas em tempo integral, iniciando a construção de cinco Centros de Educação Integral e ampliando o número de Unidades de Ensino que ofertem atividades no contraturno, respeitando as particularidades de cada Unidade de Ensino.
  • Combinado 73

    – Dobrar o número de vagas de Educação Infantil até 2016.
  • Combinado 74

    – Criar estrutura de Atendimento Psicológico para alunos e professores da Rede Municipal, incluindo apoio de Fonoaudiólogos e Psicopedagogos, com foco inclusive nos alunos com deficiência.
  • Combinado 75

    – Implementar o programa Agentes da Educação, com foco na redução do abandono escolar e na melhoria da relação com a família, ampliando os canais de comunicação com os pais e alunos já estabelecidos pelas Unidades de Ensino e SMED.
  • Combinado 76

    – Fortalecer a arte no currículo municipal, inclusive com a criação de uma companhia municipal de arte e educação.
  • Combinado 77

    – Melhorar a identidade visual das Unidades de Ensino para o público externo.
  • Combinado 78

    – Implantar um prêmio anual que fortaleça experiências exitosas da Rede Municipal.
  • Combinado 79

    – Prestar contas acerca do uso dos recursos financeiros da Unidade de Ensino.
  • Combinado 80

    – Garantir a elaboração, implementação e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento da Escola (a partir do PDDE Interativo), partindo dos resultados da escola no PROSA e demais indicadores educacionais, inclusive os do Boletim de Indicadores Educacionais.
  • Combinado 81

    – Expor em local público e de alta circulação as ações do programa Combinado.
  • Combinado 82

    – Cumprir o número de dias letivos do calendário escolar.
  • Combinado 83

    – Realizar reuniões com os pais ou responsáveis no início do ano letivo e ao final de cada bimestre.
  • Combinado 84

    – Apresentar, bimestralmente, aos responsáveis o relatório de desempenho dos alunos.
  • Combinado 85

    – Implementar ações que aumentem a frequência dos alunos na escola.
  • Combinado 86

    – Cumprir o planejamento do Mais Educação (nas escolas que possuem o programa).
  • Combinado 87

    – Garantir o cumprimento dos horários de funcionários e professores que fazem parte do quadro escolar.
  • Combinado 88

    – Implementar, com o apoio da SMED, mecanismos de substituição do professor que falta.
  • Combinado 89

    – Promover iniciativa de preservação do patrimônio escolar.
  • Combinado 90

    – Garantir o tempo pedagógico diário dos alunos.
  • Combinado 91

    – Garantir que os planos de aula dos professores apresentem atividades didáticas condizentes com os objetivos curriculares almejados.
  • Combinado 92

    – Oportunizar o cumprimento da Matriz Curricular.
  • Combinado 93

    – Garantir aplicação do Protocolo de Avaliação de Desempenho dos Alunos para todos os alunos, principalmente do 3º, 5º e 9º anos.
  • Combinado 94

    – Garantir que todos os professores da escola analisem os resultados dos seus alunos nas avaliações internas e externas.
  • Combinado 95

    – Garantir a implementação de um programa de correção de fluxo (da Secretaria ou da escola).
  • Combinado 96

    – Promover uma ação conjunta e democrática de implementação de um projeto de Alfabetização Especial, em consonância com o projeto político-pedagógico da Unidade de Ensino.
  • Combinado 97

    – Garantir aplicação da revisão para a Prova Brasil, de acordo com os programas vigentes ou à escolha da escola, para os alunos do 5º ano e do 9º ano.
  • Combinado 98

    – Promover ações que busquem viabilizar a alfabetização dos alunos no 1º ano, com consolidação nos 2º e 3º anos, mediante apoio do Coordenador Pedagógico.
  • Combinado 99

    – Identificar os alunos com deficiência na escola e elaborar um Plano de Atendimento Individualizado para cada um, com o apoio de uma equipe multidisciplinar estruturada e atuante.
  • Combinado 100

    – Verificar se os alunos com deficiência estão acompanhados pelos AEE e/ou pelas Instituições Conveniadas.
  • Combinado 101

    – Cumprir as ações dos projetos que a escola optar por implementar (Mente Inovadora, Khan Academy, parceiros locais etc.)
  • Combinado 102

    – Fazer um trabalho diferenciado para os alunos que apresentam indisciplina.
  • Combinado 103

    – Garantir reunião de planejamento para todos os professores, semanalmente, com o Coordenador Pedagógico.
  • Combinado 104

    – Acompanhar as aulas a partir do planejamento proposto pelos professores, garantindo a rotina da sala de aula.
  • Combinado 105

    – Atualizar, mensalmente, os dados de alunos e responsáveis nas pastas dos alunos.
  • Combinado 106

    – Manter os dados atualizados e completos no SIGEL (todos os módulos).
  • Combinado 107

    – Realizar reuniões mensais do Conselho Escolar (com atas).
  • Combinado 108

    – Preencher o Diário de Classe diariamente.
  • Combinado 109

    – Preencher o Censo Escolar nos prazos estabelecidos.
  • Combinado 110

    – Socializar com a Gerência Regional relatórios de atividades especiais realizadas nas escolas.
  • Combinado 111

    – Manter atualizadas as atas de ocorrências, reuniões de conselho, ACs e atendimento de pais e alunos.