Começa o ano letivo da rede municipal

09 de fev de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) marcou o inicio do ano letivo para os alunos, com uma aula inaugural na Escola Municipal Suzana Wesley, na Boca do Rio. A Unidade ganhou uma quadra poliesportiva e teve sua equipe homenageada por receber prêmio nacional de gestão em 2008.

As aulas começaram para praticamente toda a rede. Das 411 escolas, apenas sete não retomaram as atividades hoje, devido algumas intervenções na estrutura física. Para que os alunos matriculados nessas unidades não tenham o ano letivo prejudicado, a equipe de gerenciamento escolar da secretaria está preparando um calendário especial.

O Calendário especial vai atender a cerca de 850 estudantes, o que representa menos de 1% dos alunos matriculados na rede e será elaborado conforme acordo entre escola e Conselho Municipal de Educação, que normalmente ocorre com reposição de aulas aos sábados e aos feriados.

Este ano Salvador passará a contar com mais duas unidades. A Escola Manoel Henrique da Silva Barradas irá atender alunos do Subúrbio Ferroviário e a Escola Vila 2 de Julho, a comunidade do Trobogy. Juntas, receberão cerca de dois mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. As aulas deverão começar em março e os alunos também contarão com calendário espacial.

Alimentação Escolar

Todas as unidades estão sendo reabastecidas com a alimentação escolar e a Secult já está assinando novos contratos com mais fornecedores, que vão disponibilizar novos itens no cardápio dos alunos. Entre as novidades estão flocos de cereais, espaguete, macarrão para sopa, bolo e granola, além de ampliar a variedade de sucos e biscoitos.

A coordenadora de Ações Sócio Educativas de Salvador, Tatiana Chaves, informa que a escola deve ter atenção especial na hora do recebimento dos mantimentos para que não ocorram prejuízos. “É importante verificar a data de validade, a marca dos produtos e principalmente a qualidade dos perecíveis”, avisa. Tatiana também solicita que os diretores notifiquem, na guia de recebimento, qualquer tipo de irregularidade.