Creche municipal em Fazenda Coutos ganha climatização e mais vagas

06 de mar de 2020 - Publicidade

Uma creche novinha em folha, climatizada e completamente equipada para oferecer todas as condições necessárias de ensino. Assim é o novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Antônio Pithon Pinto, em Fazenda Coutos, que foi reconstruído pela Prefeitura e inaugurado nesta sexta-feira (6). A unidade oferece 320 novas vagas de Educação Infantil, sendo 120 do segmento creche e 200 do segmento pré-escola. A entrega do novo imóvel teve as presenças do prefeito ACM Neto, do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, lideranças comunitárias, vereadores e moradores da região.

Com investimentos da ordem de R$5 milhões, o Cmei tem uma estrutura ampla com 1.868 m² de área construída, dez salas de aula, parque, área de recreio, solário, brinquedoteca e salas de atividades e multiuso, entre outros espaços. O centro ainda possui elevador e sanitários para pessoas com deficiência.

O prefeito destacou que, nos últimos anos, Fazenda Coutos é uma das localidades da capital baiana que mais receberam investimentos e atenção tanto na área de infraestrutura quanto na área de educação. “No passado, tínhamos aqui três escolas que funcionavam muito mal. Era o bairro com um dos piores Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de toda a cidade. A gente mudou essa realidade ao longo dos anos. Colocamos no chão as escolas que estavam com estruturas precárias, em pré-moldado, e recuperamos e reconstruímos por outras novas”, disse ACM Neto.

Foi destacado, ainda, o compromisso assumido em 2013 de dar um novo futuro para Fazenda Coutos e toda a cidade a partir da educação. “Hoje, Salvador tem escolas que não deixam nada a desejar a qualquer unidade particular da Bahia. Somente em 2020, serão inauguradas 26 novas unidades. Todas com o mesmo padrão, com salas com ar-condicionado, brinquedoteca, merenda de qualidade, amplas, informatizadas e em plenas condições de oferecer o melhor da educação”, acrescentou o prefeito.

Complexo escolar – A inauguração do CMEI Professor Antônio Pithon Pinto preenche um complexo de escolas municipais presentes no bairro, completando, portanto, o ciclo da Educação Básica. No entorno existem a Esther Félix, que dispõe de ensino Fundamental I (1º ao 3º ano); a escola Santo Antônio das Malvinas, que atende na mesma modalidade, só que do 4º ao 5º ano; e a de Fazenda Coutos, que oferta o Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano.

“Estamos entregando uma unidade para este complexo onde a criança se desenvolve na educação sem precisar sair da localidade”, destacou o titular da Smed, Bruno Barral.

A diretora da instituição, Juciane Moura, afirmou que Fazenda Coutos estava carente de um Cmei deste tipo. “A Prefeitura está ampliando o atendimento às crianças na Educação Básica através da reconstrução desta estrutura, que já tem uma história na comunidade e que, agora, passa a ter condições para acomodar os professores e alunos de 2 a 5 anos”, completou.

FOTO: André Carvalho/PMS/SMED

_ALC_7761