OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Educadores constroem proposta político-pedagógica para o SEJA

22 de out de 2011 - dev

A construção da proposta político-pedagógica da educação de jovens e adultos em Salvador. Esse foi o resultado da formação continuada dos educadores do Segmento de Educação de Jovens e Adultos (SEJA), que teve início em 2010 e contou com a participação de cerca de mil professores e coordenadores pedagógicos. A formação – realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), por meio da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap), em parceria com o Instituto Paulo Freire – foi encerrada na noite desta sexta-feira (21), no Hotel Fiesta.

“Implantamos a EJA em 2008 e essa foi a primeira formação realizada com os profissionais que trabalham com esse segmento. Para ensinar a jovens e adultos, eles precisam ter uma abordagem diferenciada e essa proposta construída durante a formação tem a cara deles e será efetivada em sala de aula”, explica Edna Rodrigues, sub-coordenadora da Cenap, que representou o secretário João Carlos Bacelar na cerimônia de encerramento. Edna também anunciou aos educadores outra formação por área específica em 2012.

“Esse suporte teórico/prático vai ajudar muito em nossas aulas. Existe uma diferença de ensinar aos alunos da EJA, eles já têm um conhecimento prévio, uma leitura de mundo. Há uma troca de experiência positiva e nós evoluímos junto com eles”, conta a professora Jurema Macedo, da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz.

O presidente do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, que acompanhou todo o processo da formação, estava orgulhoso pelo trabalho realizado pelos educadores da EJA da rede municipal de ensino. “A proposta que tem a presença de vocês em cada linha ainda é um documento, mas para ter legitimidade, vocês precisam levar para a sala de aula”, ressaltou Moacir, que ministrou a palestra “A construção da Proposta Eco-Politico-Pedagógica da EJA/Salvador e os desafios da sustentabilidade”.