pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

EM Hildete Lomanto inova e cria alternativas pedagógicas on-line durante a pandemia

25 de ago de 2020 - Jornalismo

Inovar, reinventar, se adaptar às tecnologias, são iniciativas cruciais em tempos de pandemia. E foi pensando nisso que a gestão da Escola Municipal Hildete Lomanto, situada no bairro do Garcia, desenvolveu, junto com a equipe pedagógica, alternativas on-line para os alunos, mantendo assim, o contato com eles através de atividades extracurriculares. São ações que fortalecem ainda mais as iniciativas da Secretaria Municipal da Educação (Smed) de atividades remotas, como a plataforma Escola Mais e as aulas em televisão aberta, entre outras.

A diretora Ida Ramos Guimarães ressalta que, mesmo em tempos de pandemia, a educação não pode parar e os estudantes precisam continuar gostando da escola. “Desde o momento que as aulas foram suspensas, a escola reuniu todo o corpo pedagógico para pensarmos em formas de não perdermos o contato com os alunos e assim mantermos o interesse dele pela escola”. A gestora explica ainda que foi a partir dessas discussões que criaram uma sala virtual. “A ‘Classe Virtual’ é uma ferramenta do Google Class, que foi implantada antes mesmo da chegada da plataforma Escola Mais, da Secretaria Municipal da Educação. Criamos essa sala pensando especialmente no Fundamental II, pois são alunos que são avaliados a cada dois anos pela Prova Brasil”, enfatiza.

Ida Ramos destaca ainda outras ações fomentadas pela escola durante o isolamento social, com foco nos estudos. “Construímos blocos de atividades de todas as disciplinas e para todos os segmentos, além das atividades disponibilizadas pela Smed e estamos organizando e otimizando os espaços pedagógicos. Estamos criando também o laboratório de matemática e de língua portuguesa, a nossa Horta Comunitária Escolar, onde toda produção será destinada a comunidade escolar, e mais um espaço Cultural. Nossa escola está ativa, contando com a colaboração dos professores que, mesmo trabalhando de forma remota, vestiram a camisa desse novo momento em que estamos vivendo”.

A escola criou também um jeito de manter contato com os pais dos estudantes para além da entrega das cestas básicas – essencial no suporte às famílias. A equipe se reúne semanalmente para fazer lives, tirando dúvidas e fornecendo informações. Dois grupos de whatsapp foram criados para manter uma conversação com os pais, além do telefone da escola que está sempre à disposição da comunidade local. “O mais importante é que durante a pandemia foi disponibilizado ao nosso aluno atividades pedagógicas e a escola esteve sempre aberta e à disposição da comunidade, mantendo os devidos cuidados com todos”, enfatiza a diretora.

Mas a rotina de aprendizado em casa nem sempre é fácil, e este é um desafio que deve ser vencido com apoio dos pais e responsáveis. Anna Clara Sales, 12, aluna do sétimo ano, ressalta a importância de manter o contato com a escola e agradece o incentivo que tem em casa, principalmente da avó. “Estou fazendo minhas atividades em casa, acompanhando as aulas pela TV, utilizando o chip para as atividades virtuais e acompanhando também as aulas da plataforma Escola Mais, mas claro que nada se compara a estar na sala de aula. Minha avó também me ajuda muito, me dá apoio e tenta me orientar mesmo dentro das limitações dela e isso faz uma grande diferença”, diz.

Tânia Sales, 58, avó de Anna Clara se diz satisfeita com as iniciativas adotadas pela Smed e pela escola. “No começo fiquei muito preocupada com a educação de minha neta, pois sei que a educação é muito importante e a escola tem um papel fundamental nisso. Agora, estou muito mais aliviada com tudo que a secretaria disponibilizou para os estudantes nesse momento de isolamento, pois eles não ficaram parados. Estamos sempre em contato com a diretora da escola, que nos atende com carinho e atenção. Mas o que espero é que tudo isso passe logo”, pontua.

Para o professor de matemática Adolfo Brito, do 8º ano, as iniciativas da Smed são muito importantes. “Eu acho muito sensatas e positivas as ações de proporcionar aos alunos da rede municipal esse tipo de ensino. É de fundamental importância que eles não percam o vínculo com a escola e que o impacto sejam minimizados”, diz. Ele destacou, ainda, a parceria com os professores, que estão ensinando via teleaula ou outras ações pedagógicas remotas. “Na verdade, está sendo um desafio para nós professores que tivemos que nos adaptar a essa nova logística em prol da educação”, frisa.

“Agradeço a toda equipe da Smed, por todo apoio que vem nos oferecendo e pelas ações desenvolvidas nessa pandemia. Nossa comunidade pedagógica e colaborativa da escola e todos os pais e ex alunos, que atuaram como voluntários, também tiveram um papel fundamental, nos apoiando e acreditando na escola e na educação, mesmo nesse momento de tantas incertezas”, finaliza Ida Ramos.