OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Emoção e alegria marcam a abertura dos Jogos Estudantis Municipais

18 de Maio de 2012 - dev

O tempo ficou a favor e os alunos da rede municipal de ensino fizeram a festa na abertura dos Jogos Estudantis Municipais 2012, nesta sexta-feira (18), no Sesc-Piatã. Gritos de guerra, animação, música e emoção marcaram o evento, que contou com a participação de estudantes, professores, gestores escolares e do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar.

Cerca de quarenta mil alunos vão participar da competição, que começa no dia 28 de maio e segue até novembro, nas seguintes modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquetebol, karatê, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, além dos festivais de baleado, judô, capoeira e xadrez.

Os jogos, que tem como objetivo integrar a prática pedagógica esportiva e cultural nas unidades de ensino e fortalecer o vínculo entre a comunidade e a escola, fazem parte das ações da Prefeitura de Salvador de valorização da cultura esportiva na cidade, por conta da proximidade da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. 

Os futuros atletas desfilaram, cantaram o hino nacional, fizeram juramento e acenderam a tocha olímpica, dando início aos jogos estudantis. A programação contou ainda com uma partida de handebol feminino, disputada entre a Municipal Maria Constança e o Colégio Nossa Senhora do Resgate. “Praticando o handebol ganhei preparo físico e responsabilidade, pois meu professor cobra muito da equipe”, comenta a aluna da Maria Constança, Samile da Silva, de 11 anos.

Para o titular da Secult, João Carlos Bacelar, o esporte faz uma grande diferença na vida dos alunos. “A atividade esportiva desenvolve o físico, incentiva o trabalho em equipe, promove a socialização e influencia positivamente na prática pedagógica”, afirma.

A Seleção de Ginastas das Escolas Municipais impressionou a plateia com uma belíssima apresentação, com a música Real in Rio de Carlinhos Brown. “Quando me apresentei pela primeira vez, minha família toda foi me ver. Fiquei muita emocionada, nunca vou esquecer aquele momento”, conta a pequena Juliana Silva, de 8 anos, que pratica ginástica rítmica na Municipal Professor Milton Santos.

O professor de educação física Valter de Jesus e treinador da equipe de futsal da Municipal Alexandrina Pita, que foi campeã da modalidade nos jogos do ano passado, afirma que o esporte possui grande influência na educação. “Com a atividade esportiva os alunos ficam mais voltados para a escola, eles não faltam aula e se interessam por outras matérias. O esporte muda a realidade de várias dessas crianças, que vivem em situações de risco”, completa.

O evento é uma iniciativa do Programa de Educação Esportiva e visa não só mobilizar para a implantação de políticas públicas de revitalização do esporte escolar, mas também promover a inclusão social dos alunos matriculados na rede municipal. “Os jogos estudantis começaram em 2005, com a participação de 25 escolas em seis modalidades. Hoje, temos 40 mil alunos envolvidos, e espero aumentar esse número a cada edição, beneficiando todos os estudantes”, conta a coordenadora do programa, Ivone Portela.