pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Encontro virtual debate como enxergar e aproveitar as oportunidades em uma crise

22 de dez de 2020 - Jornalismo

Na última quinta-feira (17), a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou mais um Webinário Nossa Rede, como parte do Ciclo de Formação Pedagógica, abordando “Como enxergar e aproveitar as oportunidades presentes em uma crise”. Aberto pela coordenadora de inclusão e transversalidade, Jaqueline Araújo, o encontro contou com a participação de Edie Alves, máster Coach com habilitação em análise e terapia comportamental.

Edie Alves começou sua explanação citando a importância de manter a energia positiva e como isso influencia as nossas relações. Segundo ele, o momento de desestabilização facilita o aparecimento de um fator que nos paralisa e nos impede de enxergar as possibilidades que possam aparecer. “O medo tem afligido a todos nós. Quando estamos com medo, nossa visão fica limitada, num campo de visão estreito. Por isso, precisamos aprender a lidar com essa emoção. Neste momento temos medo a partir das noticias que recebemos, mas as indefinições sobre o futuro faz com que esse medo se intensifique”, destaca.

O especialista elencou alguns pontos que devem ser observados para não enxergarmos apenas o lado negativo das coisas em tempos de pandemia. O primeiro deles está a consciência de que estamos atravessando uma crise, com equilíbrio e sobriedade. “Não podemos ser negacionistas e nem alarmistas. Os problemas reais já são suficientes para lidarmos neste momento. Além disso, precisamos entender que o melhor remédio contra o medo é o conhecimento, é um verdadeiro antídoto. Toda emoção que nos afeta intensamente, inibe a parte frontal do nosso cérebro que é apelidada de freio emocional, que nos traz razão”.

O máster coach ressaltou ainda que, a partir do momento que dominamos o medo, aproveitamos mais e melhor o nosso tempo, nos tornando mais produtivos. “Quando vivemos em função do medo, paralisamos e quando poderíamos estrar fazendo outras coisas, estamos especulando sobre esse medo, avaliando riscos – que muitas vezes já foram avaliados ou eliminados – e que podemos estar revivendo e ressentindo. Além disso, precisamos fazer uma higiene mental para termos qualidade de vida, já que não temos possibilidade de interferência nesse processo”, pontua.

Edie Alves finalizou sua explanação no webinário dando “dicas mão na massa” para manter a positividade e o bem estar em tempos de pandemia, buscando informações em diversos meios para manter o equilíbrio emocional. A primeira dica é fazer exercícios de respiração e meditação (inspirando e expirando), pois, segundo ele, o autoconhecimento e gestão das emoções é fundamental. A segunda dica é que tenhamos um hobbie. “Faça algo que você goste, que te faça feliz e te deixe leve. Não podemos deixar que o medo tire esse momento de nós”, sinalizou. A terceira e ultima dica é escolher as referências, pois quando ouvirmos essas orientações, vamos usar esse conhecimento para que ele traga efeitos positivos em nossas vidas. Antes de encerrar, o máster coach ainda respondeu perguntas dos professores da Rede Municipal de Salvador do chat.

Confira o webinário completo no canal da Smed no Youtube: