Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes recebe horta escolar

21 de set de 2018 - Jornalismo

Alunos da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada na Rua Lauro de Freitas, em São Cristovão, receberam, na manhã dessa quinta-feira (20), uma horta, onde serão cultivadas verduras, legumes, ervas e temperos. A escola, que já desenvolve trabalhos sobre meio ambiente, agora conta com mais uma oportunidade de praticar o que é aprendido em sala de aula.

A unidade conta com seis leiras, totalizando 18 metros quadrados disponíveis para os cultivos. Foram plantadas mudas de 13 espécies: alecrim, manjericão, hortelãs dos tipos graúdo e miúdo, orégano, alface, cebolinha, salsa, coentro, rabanete, beterraba, rúcula e quiabo. Os itens cultivados servirão como complementos para a merenda dos alunos.

“Sempre foi um sonho que tivéssemos uma horta na escola para que pudesse enriquecer a nossa merenda. Além de trabalhar a questão ambiental, o cuidado com o verde, a horta vai ser muito útil para enriquecer alimentação dos alunos, que a todo tempo se dispõem para cuidar da hora”, declarou a vice-diretora vice-diretora Claudiane Macedo

“É importante que os alunos trabalhem a terra, a plantar, regar e colher. Isso desenvolve a prática da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade”, afirma o diretor da escola, Eduardo Massa.

Para Sara Silva, de 11 anos, aluna do 6º ano, a horta é também motivo de diversão. “Eu gosto de vim para a horta porque junto com meus amigos um ajuda o outro e a gente consegue cuidar do meio ambiente e se divertir”, conta a aluna.

Balanço – Esta é a oitava em instituições educacionais da capital baiana. As outras estão implantadas nas escolas municipais Fernando Presídio, em Paripe; Arlete Magalhães, em Castelo Branco; do Bairro da Paz, no bairro de mesmo nome; Bosque das Bromélias, no Jardim das Margaridas; Beatriz de Farias, na Boca da Mata; Clemilda Andrade, em Brotas; e Associação Criança e Família, no Rio Sena.

Desde 2016, quando Salvador ganhou a primeira horta em espaço público, no bairro da Pituba, a Prefeitura tem apoiado iniciativas desse tipo por cidadãos que buscam ocupar áreas inutilizadas da cidade de modo sustentável. Atualmente, já são nove hortas urbanas espalhadas pela cidade.

Texto: Secom/PMS

Fotos: Bruno Concha/Secom/PMS