Escola Municipal de Fazenda Coutos sediou ações do projeto Escola sem Muros

17 de maio de 2019 - Jornalismo

O sábado, 11 de maio, foi um dia especial para a Escola Municipal de Fazenda Coutos (GRE Subúrbio I). A unidade foi palco do lançamento do projeto Escola sem Muros. Idealizado e coordenado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), o projeto engloba uma série de ações que envolvem órgãos públicos municipais, alunos, professores, coordenadores, gestores, funcionários e, principalmente, a comunidade local, com foco na valorização da escola.

Estiveram presentes o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, o secretário da Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga, a diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga, a gerente regional de Educação do Subúrbio I, Geisa Soveral, e o gestor da unidade escolar, André Magno Costa. De acordo com Bruno Barral, a ideia do projeto é promover a escola como equipamento essencial das comunidades, tanto no aspecto da educação formal, quanto na importância social e local. “Daí o nome Escola sem Muros. A ideia é fortalecer os laços entre a comunidade e a escola, construindo, assim, uma consciência de responsabilidade, cuidado e preservação desse bem público”, afirma.

Durante o lançamento do projeto, foram realizadas diversas ações em um único dia, em mutirão – como prevê a ideia do projeto. Além de serviços de melhoria física da unidade, como pintura, limpeza, manutenção, cuidados com o entorno e plantio de árvores, houve atividades recreativas e pedagógicas. “Foi um dia muito especial tanto pelos resultados imediatos quanto pela semente que todos plantamos juntos, que é promover uma escola de todos e para todos”, diz, enfatizando, também, que a ideia é tornar a escola um espaço de interação, com a realização periódica de ações que envolvam toda a comunidade.

Durante o evento de lançamento do projeto, foram realizadas atividades como grafitagem, campeonatos de futebol e tênis de mesa, ginástica, oficinas literárias, apresentações culturais, como fanfarra e conjunto musical de flauta, palestras, atendimento nutricional, atendimento jurídico, entre outros. E muita diversão para as crianças, com contação de histórias, cama elástica, pintura em papel, golzinho, vôlei, basquete, entre outros.

O Escola sem Muros envolve, ainda, o trabalho das secretarias municipais de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra),de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), da Saúde (SMS) e de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), além da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Guarda Civil Municipal, Prefeitura-Bairro, Codesal, Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) e Codecon.

GALERIA DE FOTOS – Clique aqui e veja as fotos do evento.