Escola Municipal Hildete Lomanto recebe projeto do TRE voltado à promoção da cidadania

16 de jul de 2019 - Jornalismo

Exercer o voto é o direito e dever de todo cidadão e é por isso que os alunos da Escola Municipal Hildete Lomanto, no bairro do Garcia (GRE/Centro), receberam na manhã desta quarta-feira (10) a visita de um representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que, em parceria com Secretaria Municipal da Educação (Smed), está levando para as escolas o Programa “Eleitor do Futuro”. Com o objetivo geral de promover a educação política nos estudantes que estão na faixa etária entre 12 e 17 anos, o projeto busca estimular o exercício da cidadania e do voto consciente, com uma reflexão crítica sobre os conceitos de cidadania, democracia, escolha eleitoral e responsabilidade sociopolítica, aproximando os jovens a esse conhecimento por meio de palestras, oficinas temáticas, simulação de eleições e cartilhas educativas com temas ligados à democracia.

Ida Ramos Guimarães, vice-diretora do turno matutino destacou a importância do projeto para a escola. “O espaço pedagógico também é um espaço político, mais importante ainda é trabalhar essa conscientização de um voto consciente com sabedoria. Quando se trabalha o voto consciente, está trabalhando também o papel do educando, o papel do aluno cidadão. É super interessante qualquer projeto que venha para somar e este do TRE amplia toda uma visão social que o aluno passa a ter do ambiente que ele vive, do espaço que ele ocupa na comunidade, passando a se ver como pertencente a sociedade”.

Ida ainda lembrou que este ano vai haver a eleição de gestores escolares na Rede Municipal (leia aqui) e essa intervenção veio a culminar com o momento. “A Rede Municipal estará vivendo uma eleição para gestores este ano e é necessário que a comunidade escolar vote consciente para a escolha de seu melhor gestor. Então, a partir desse olhar cuidadoso, através de um voto consciente, vai poder escolher quem serão seus representantes e cobrar deles o melhor para o ambiente escolar”.

O analista judiciário Silas Gomes de Santana, representante do TRE, fez uma palestra mostrando todos os processos e importância da votação. Ao final, realizou um exercício trazendo para sala de aula um exemplar da cabine de votação com uma urna eletrônica para os estudantes conhecerem, em seguida simulou também uma eleição na escola onde os estudantes puderam escolher entre três chapas na hora da votação: O Partido dos Esportes; Partido dos Ritmos Musicais e o Partido das Profissões.

De acordo com Silas Gomes de Santana, esse projeto de educação para cidadania que o TRE está levando para as escolas tem muito conteúdo e, ao mesmo tempo, é lúdico. “Trazemos muita informação básica e em tempo realizamos uma oficina experimental, simulando uma eleição na qual os alunos votam em candidatos escolhidos por eles mesmos para que possam aprender o exercício da cidadania, através do voto. Assim, estamos formando cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática, estimulando neles o exercício crítico da cidadania, com a descoberta de novos saberes sociais”, explicou.

João Victor Bispo dos Santos, 14, aluno do 9º ano, falou que gostou da palestra, pois quando estiver na idade de exercer o papel como cidadão vai poder votar com consciência. “Através dessa aula eu vou poder ter mais segurança de como votar e para quem eu vou dar meu voto sem ser influenciado. Aprendi também sobre as leis e direitos que a pessoa pode ter através do voto e isso é importante tanto para nós que estamos apreendendo, quanto para as pessoas que já fazem isso, então eu já vou sabendo como fazer meu voto valer.”

Depois da apuração e contagem dos votos realizados foi anunciado o vencedor, a aluna Camila Queiroz, 12, aluna do 8º ano, que defendeu a chapa dos Ritmos Musicais ganhou com 70% dos votos. “Eu estou muito feliz por ter defendido a música que é uma forma de expressão, de liberdade e agora sei como um candidato se sente ao ganhar uma eleição. Foi muito gratificante”.

Fotos: André Carvalho/Smed/PMS