Escola Municipal Joaquim Magalhães desenvolve projeto de combate ao bullying

19 de jun de 2019 - Jornalismo

Aquarela do Saber – Ler, Escrever para Transformar – é o tema geral do Projeto Anual de Combate ao Bullying da Escola Municipal Joaquim Magalhães, localizada em Itacaranha (GRE Subúrbio I). Além dos trabalhos realizados com os alunos de 4 a 12 anos, a instituição realiza palestras para os pais, parceria que, segundo a gestora Cátia Cerqueira, vem dando resultados positivos. A ação é dividida em três etapas, a primeira foi concluída no dia 13, com apresentações culturais de teatro, música e paródias.

“A prática do bullying no ambiente escolar pode ocorrer mesmo sem nos darmos conta e isso traz sofrimento para a criança, comprometendo seu desempenho em sala de aula. Com os trabalhos realizados nesta primeira etapa já conseguimos perceber que os alunos conversam com mais tranquilidade sobre o assunto com os professores. Antes eles só comentavam com os pais”, avalia a gestora.

Ao longo do primeiro trimestre do corrente ano letivo, os alunos realizaram pesquisas, assistiram a filmes e discutiram sobre o tema. A culminância da segunda etapa – Vivendo Valores – em homenagem ao cantor e compositor Toquinho, será um musical apresentado dia 27 de setembro, no Teatro Plataforma. A escolha do artista, de acordo com a gestora da escola, foi em razão da coletânea de obras do músico relacionadas a direitos e deveres da criança.

A terceira etapa, ainda sem data definida de conclusão, terá como tema “Valores e Diversidade”, com foco voltado para a cultura afro-brasileira. O trabalho tem por base a Lei 11.645/08 que estabelece a inclusão no currículo escolar oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.