Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos faz caminhada em defesa do Meio Ambiente

05 de nov de 2019 - Publicidade

Alertar a população sobre os cuidados que todo cidadão deve ter com o Meio Ambiente. Foi esse o objetivo do desfile promovido na última sexta-feira (25), pela Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, localizada em Brotas (GRE Centro). O colorido das fantasias confeccionadas a partir de embalagens de lanches, balas, latinhas de refrigerantes e sucos chamava atenção de todos que transitavam pela rua principal do bairro.

Conforme a diretora Tâmara Batalha, este é o resultado do trabalho dos professores com os estudantes sobre Ética e Cidadania. “Após uma reunião com os alunos, eles definiram que a questão ambiental deveria ser a temática abordada no desfile. Desde o rompimento da Barragem de Brumadinho que nós estamos discutindo sobre a temática e o que a comunidade escolar poderia fazer para alertar à população quanto à importância de se preservar o meio ambiente. Então foi decidido que faríamos algo a partir de materiais que costumamos descartar. As fantasias e decorações foram feitas pelos alunos com a ajuda de toda a comunidade escolar, não tivemos gastos por que confeccionamos as roupas e adereços de embalagens reutilizadas”, explicou.

Embalados pela Fanfarra da Escola Municipal Teodoro Sampaio, as crianças e professores se dividiram em alas, cada uma representando um elemento da natureza e sua importância. As maiores ficaram com a parte ativista munidas de cartazes chamando atenção aos desastres ecológicos provocados por atitudes equivocadas da humanidade. “Esse desfile é um grito de alerta para a comunidade e aqui no bairro a E. M. Nossa Senhora dos Anjos está repercutindo dando força a esse grito mundial em defesa e proteção de toda a natureza, todo meio ambiente”, destacou professor Daniel Oliveira.

O estudante Thiago Souza, 8, vestido com uma fantasia inusitada de latinhas de refrigerantes e sucos, apesar da pouca idade tem plena consciência do seu papel na sociedade. “Eu estou aqui para cuidar do meio ambiente”, pontuou.  A frente do desfile a aluna do 4º ano, Talita Gabriela Barbosa também esbanjava criatividade com um lindo vestido preto feito de saco de lixo, confeccionado por sua mãe.

E quem disse que lixo não é luxo? A funcionária da escola, Simone Matos Dias durante meses juntou embalagens de salgadinhos, chocolates e doces para transformá-las em coloridas borboletas e enfeitar o vestido. “Quando disseram que tínhamos que ser criativas, pensei que as embalagens dos lanches dos meninos poderiam dar um efeito bem legal e acho que acertei”.

A mãe da aluna Giovana Vitória, Viviane Souza Santos que acompanhava a filha na caminhada afirmou que a iniciativa da escola é de extrema importância, pois conscientiza os pequenos  do seu papel na sociedade. “Não me arrependo de ter tirado minha filha da escola particular e matriculado na Rede Pública, aqui ela é muito mais participativa”, contou.

IMG-20191026-WA0087
IMG-20191025-WA0333