Escola Municipal Zulmira Torres recebe árvores da Operação Plantio Chuva

23 de abr de 2019 - Jornalismo

Com a participação de alunos, professores e funcionários, a Escola Municipal Zulmira Torres, localizada no bairro de Amaralina, GRE Orla, ficou mais verde na manhã desta terça-feira (23). Foram plantadas quatro mudas de árvores, dentre elas duas patas de vaca, espécie nativa da Mata Atlântica, além de ipês roxo e rosa.

A ação faz parte da Operação Plantio Chuva 2019, iniciada ontem (22) pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis). Além de proporcionar mais contato com as comunidades, o objetivo é aproveitar o período chuvoso para plantar árvores na cidade, potencializando o sucesso da ação e reduzindo custos com manutenção.

Para a professora da turma do 5º ano B Aline Gonzaga, a iniciativa é muito mais que uma plantação – é, também, um trabalho educativo. “Esse contato com a natureza é de grande importância, pois desenvolve nos alunos a conscientização ambiental e a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente”, declarou.

Após participar do plantio de uma das mudas de árvore, o aluno Kaique Lucas, 11 anos, demonstrou empolgação com o momento. “Eu achei muito legal a gente mesmo poder plantar uma árvore. Quanto mais árvores a gente tiver, melhor vai ser o ar que vamos respirar. Eu quero plantar muitas outras vezes”, afirmou.

Técnica da Secis, a bióloga Elane Sousa vê essas crianças como multiplicadores desse cuidado com a natureza. “É um trabalho de educação ambiental que envolve todos os alunos que, durante esse contato com as mudas, conhecem um pouco mais sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo, levando esses conhecimentos adquiridos para seus pais, amigos e todos à sua volta”, destacou.

Fotos: Bruno Concha/Secom