pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Escolas da Ilha de Maré comemoram Novembro Negro

20 de nov de 2013 - dev

Na segunda-feira (18), a Escola Municipal de Bananeira, que fica na Ilha de Maré e pertence a uma comunidade quilombola, desenvolveu várias atividades sobre o novembro negro de acordo o projeto da unidade escolar. Houve exposições de cartazes e fotos abordando a origem da comunidade, influência dos negros na Ilha de Maré na dança, música, culinária e artesanato.

Os alunos fizeram também apresentações do samba de roda local com músicas locais e de autoria do Sr. Djalma, líder da comunidade, e que tem grande influência na participação da origem e continuidade da escola. Foram realizadas ainda roda de capoeira, trabalhos artesanais com argila e um desfile, valorizando a identidade dos moradores e estudantes, personagens ilustres e líderes negros existentes na África e Brasil, como Zumbi dos Palmares.

Já na terça-feira (19), a Escola Municipal de Praia Grande, realizou diversas atividades voltadas sobre a origem dos negros na Ilha de Maré. Os alunos da Educação infantil assistiram o filme Kiriku, com o objetivo de trabalhar a valorização e sua identidade. Os demais alunos assistiram à palestra ministrada por Elivandro, representante municipal das ilhas, que falou sobre a origem dos quilombos de Ilha de Maré.

Os estudantes também fizeram apresentações de capoeira, samba de roda e desfile. Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o mês, como pesquisas, artesanatos com argilas e palhas, instrumentos musicais com material reciclado e cartazes. As crianças realizaram colagem nas bandeiras de Angola e Brasil.