Escritoras lançam livro na Escola Municipal Gisélia Palma

07 de jun de 2019 - Jornalismo

Os alunos da Escola Municipal Gisélia Palma, situada na Liberdade, tiveram uma manhã especial na terça-feira (4), embalada pelo lançamento do livro “Contos Indígenas para as Crianças”, de Izabelle Valladares e Elieder Corrêa. A atividade teve a participação, ainda, da gerente Ivone Portela, da Gerência Regional da Educação (GRE) da Liberdade/Cidade Baixa.

Durante o evento, as crianças dos grupos 4 e 5 fizeram a releitura dos textos do livro. “As crianças trabalharam o conto através do reconto oral e escrito, lista de palavras e com a finalização da releitura desses textos. Construíram também os instrumentos musicais contidos no conto e desenharam figuras representativas”, explicou a diretora Sandra Regina Lutigards. Ela destacou, ainda, que essa atividade foi realizada em conformidade com a Lei 11.645/2008, que evidencia a contribuições das culturas dos povos indígenas.

A escritora, professora e ativista cultural, Audelina Macieira, destacou a importância da iniciativa. “Levar incentivo a essas crianças que estão em escolas públicas e lhes dar a oportunidade de estar ao lado da escritora do livro que ganhou é gratificante. Acredito que só a educação pode ofertar a mudança entre os povos e a arte pode sensibilizar, Por isso, é fundamental que a educação e a cultura estejam juntas para tornar nossa sociedade mais humana e consciente das diferenças entre nós”, defendeu.

Ao final do evento, a escritora Izabelle conversou com as crianças e distribuiu autógrafos e as escritoras foram presenteadas com a releitura das histórias feitas pelos alunos, que autografaram as produções feitas por eles. A escritora Audelina Macieira se sentiu bastante agraciada com a repercussão do livro sob o olhar dos alunos. “Que maravilha ver as crianças brilhar desse jeito, estão em desenvolvimento e por isso aprendem com muita facilidade e eu pude perceber que eles estavam afinados com a leitura e toda a produção de escrita, agradeço a GRE Cidade Baixa/ Liberdade e todos os envolvidos, inclusive a gestora. Todos estão de parabéns”, finalizou.