Especialistas realizam palestra educativa na Semana do Sono, no Subúrbio 360.

09 de mar de 2018 - Publicidade

Ter uma boa noite de sono faz muito bem à saúde, não é verdade? Por isso, na próxima segunda-feira (12), será realizada no Subúrbio 360, uma palestra em comemoração a Semana do Sono, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Associação Brasileira do Sono (ABS) e a Liga Baiana do Sono. Com o tema “Respeite seu sono e siga seu ritmo”, o evento contará com um grupo de profissionais da área de saúde para falar sobre os distúrbios do sono e tratamento das patologias. Além das palestras, serão distribuídas cartilhas educativas para alunos, professores e colaboradores da Educação Municipal.

Participarão do evento, o secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, a diretora Pedagógica, Joelice Braga, coordenadores da Smed, Gerências Regionais e colaboradores. A palestra está programada para começar às 8h30, seguindo até 11h30. Depois da abertura, serão realizadas oficinas com 150 alunos do Ensino Fundamental II, seguidas de palestra, atividades interativas, entre outras. No segundo momento, haverá palestra somente para os professores.

De acordo com Edna Rodrigues, gerente de Currículo da Smed, essa é uma parceria muito importante. “Considerando que os educadores são multiplicadores de conhecimentos, os temas abordados apresentam importância já que a presença dos distúrbios do sono interfere no aprendizado dos alunos e no bom desempenho dos profissionais da educação” salientou.

Os principais temas abordados serão: insônia, sono da criança, o adolescente e o atraso de fase, o sono do idoso, narcolepsia, privação de sono – acidentes de trânsito e no trabalho, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas, apneia do sono, ronco, aparelhos intra-orais, terapia cognitivo comportamental e fonoterapia.

Uma das fundadoras da Liga Baiana do Sono, a odontóloga Ranuzia Galtieri, enfatiza que a campanha já é considerada importantíssima na medicina baiana e relevante também na vida de estudantes que fazem uso de dispositivos eletrônicos na hora do sono, prejudicando o descanso noturno. “Essa campanha é um marco na história da medicina do sono na Bahia, através deste trabalho estamos conseguindo mostrar aos estudantes e profissionais da área da Educação como o sono é revigorante e pode mudar nosso comportamento e ajudar no nosso desempenho”, acrescenta.

Além da atividade de segunda-feira, a Liga também vai realizar palestra no dia (14) no Centro Educacional Victória Régia, no Cabula, disponibilizando 100 vagas para aqueles profissionais da Rede que queiram participar.

Conheça a Liga.

No ano de 2017, mais de 100 profissionais da área de saúde na Bahia resolveram se unir com a finalidade de disseminar o conhecimento sobre os distúrbios do sono e seu impacto na população. Formou-se a Liga Baiana do Sono, grupo composto por médicos, odontólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos de Salvador e de cidades do interior baiano. Desde então, esse grupo realiza sessões clínicas, cursos, palestras, entrevistas e ações sociais relacionadas ao sono. Para 2018, o grupo está ainda mais forte e pretende atingir metas mais ambiciosas. Na semana entre 12 e 18 de Março serão realizadas diversas ações públicas, promovidas pela Liga e seus parceiros, sob a chancela da Associação Brasileira do Sono, com atividades informativas para toda população sobre os principais problemas de sono e valiosas dicas para uma boa noite de sono.