pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Estudantes de escolas do Subúrbio recebem atendimento odontológico

27 de out de 2020 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) não se limita apenas em ofertar a educação formal, ela também busca atuar em todos os aspectos do bem estar dos alunos. Assim, uma parceria com o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) oferece atendimento odontológico para estudantes das escolas municipais da região do Subúrbio de Salvador. O projeto Ação e Saúde Bucal é um programa que realiza palestras nas escolas, orienta a escovação dentária, faz exame epidemiológico individual, distribui kits de higiene bucal (escova, pasta e fio dental) e encaminha as crianças com necessidade para atendimento no consultório.

Atualmente são 38 escolas assistidas pelo programa que, neste período de pandemia, teve seu atendimento reformulado e lançou um plano de trabalho para o enfrentamento da Covid-19, para dar continuidade às ações de promoção da saúde bucal. O novo plano está fornecendo telemedicina com busca ativa de sintomas e orientações individualizadas e de abril até o início de setembro atendeu 2.809 pessoas. O objetivo é fortalecer o canal de comunicação com as famílias dos alunos e com a gestão das escolas.

“O acompanhamento de profissionais da área odontológica é necessário para conscientizar os alunos e familiares sobre a importância de cuidar da higiene bucal, pois a criança que tem desde cedo um acompanhamento odontológico, tem o risco de desenvolver cárie reduzido”, destacou o secretário municipal da Educação, Bruno Barral.

A escolha pelo Subúrbio Ferroviário é estratégica, essa é a região onde concentra o maior número de escolas municipais, 77 (exceto as das ilhas). Segundo a coordenadora geral e idealizadora do projeto do INTS, Micaelle Fernandes, o programa faz o monitoramento de 13. 428 crianças da rede municipal. “No período de 2015 a 2017, fizemos avaliações epidemiológicas em 9.288 crianças matriculadas na rede com idade entre 5 e 15 anos e constatamos que tivemos uma média de redução de cárie de 26.8%. Esse resultado foi apresentado numa conferência em Londres e ganhamos destaque pelo feito”, contou.

“Os alunos se envolvem em todo o processo e gostam muito do serviço que é disponibilizado aqui na escola porque além de fazerem um trabalho lúdico de conscientização de como cuidar dos dentes eles ganham um kit de higiene. Os profissionais avaliam individualmente e em cada escola eles ficam em média uns três dias. Os pais gostam muito pois, além dos filhos receberem informações é uma oportunidade de receber um tratamento de qualidade” disse a gestora da Escola Subúrbio 360, Celma Vitória.

Para Carlos André Nascimento que tem dois filhos de 5 e 7 anos de idade matriculados na Escola Municipal Úrsula Catarino, o acompanhamento odontológico tem ajudado muito. “Eles são bastante atenciosos, orientam as crianças e a família também. Assistimos a palestras e nesse período da pandemia recebemos todo o suporte necessário”.