pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

Estudantes visitam Centro Cultural Solar Ferrão

27 de ago de 2012 - dev

Cerca de 60 estudantes do 3º ano da Escola Municipal Osvaldo Gordilho, em São Cristóvão, visitaram pela primeira vez o Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, nesta última quinta-feira (23). A ação é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as artes sacra, africana, contemporânea e popular.

Uma das exposições que os alunos mais gostaram foi a de Capoeira, iniciada com uma animada palestra sobre o tema e ainda puderam entoar ladainha. Além disto, eles viram fotos de mestres de capoeira conhecidos e respeitados, como também assistiram um vídeo. Outra exposição que chamou a atenção dos jovens foi a de votos e ex-votos em objetos de barros e peças de cerâmica de uso utilitário e decorativo, catalogados pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi.

Centro Cultural

O Centro Cultural Solar Ferrão é um espaço dinâmico de arte, cultura e memória. Ele foi tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 27 de junho de 1938. O Solar abriga três importantes coleções de arte sacra, do Museu Abelardo Rodrigues; de arte africana, da coleção Claudio Masella; e de arte popular, da coleção Lina Bo Bardi. O encontro entre estas expressões artísticas possibilita um diálogo único entre as matrizes identitárias, que colaboraram para a formação do povo brasileiro: a indígena, a portuguesa e a africana.

O centro cultural também é sede da Galeria Solar Ferrão, espaço dedicado à arte contemporânea. A realização de exposições temporárias dinamiza o local propondo uma ponte entre o passado e o presente e possibilitando aproximações que atualizam a produção artística. As três coleções de arte, em diálogo com as produções artísticas contemporâneas da galeria, proporcionam um vigor e dinamismo que consolidam o Centro Cultural Solar Ferrão como um dos principais centros de arte e cultura do pelourinho.

Além dos espaços expositivos citados, o público tem à disposição ainda a Biblioteca Manuel Querino. Especializada em história da Bahia, antropologia, arquitetura, urbanismo, arte e sociologia, é composta por cerca de oito mil livros e 300 periódicos.