Evento da Smed celebra Dia Mundial da Água

22 de mar de 2018 - Jornalismo

Cuidar do meio ambiente é essencial para que possamos viver em harmonia com a natureza e dela termos a resposta positiva para o nosso futuro. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) realizou na manhã desta quarta-feira (21), no Parque São Bartolomeu, um evento em celebração ao Dia Mundial da Água.

Cerca de 200 alunos da Rede Municipal participaram do evento, cuja programação incluia palestras, teatro e muita ação educativa. É o que conta Jaqueline Araújo, coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed. “Todos os anos temos a participação de parceiros significativos, que vem ajudar as nossas crianças a desenvolverem uma consciência ambiental, especialmente de preservação da qualidade da água e de sustentabilidade”.

O evento começou com a palestra ministrada pelo líder comunitário, psicólogo e reciclador do “Limpa Brasil” do Rio de Janeiro, Tião Santos, que mostrou a importância da reciclagem e de como ela pode transformar a vida das pessoas, assim como transformou a dele que antes tinha vergonha de ser catador e que hoje fala com muito orgulho de sua profissão. “Antes de saber o que era ser reciclador eu tinha vergonha de falar para as pessoas. Hoje eu falo dessa profissão com o maior carinho, com muito orgulho, pois sei que através dela eu estou ajudando a preservar a natureza e a sustentabilidade de nosso planeta”, ressaltou.

Atentos a tudo, os alunos assistiram também a uma peça teatral apresentada pela equipe dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, através de música e uma encenação, mostraram o perigo em deixar água parada, jogar lixo na rua e não cuidar do meio ambiente – hábitos que favorecem a procriação do Aedes aegypti, mais conhecido como o mosquito da dengue, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Ezequiel Cruz, 16, aluno da escola Manoel Faustino, entendeu o recado. “Vou começar a conscientizar a minha família, vizinhos e amigos para não deixarem mais as tampas das caixas de água abertas, descartarem o lixo no lugar certo e não jogarem garrafas em qualquer lugar para não acumular água e proliferar o mosquito da dengue. Aqui aprendi o quanto devemos cuidar de nós mesmos, da natureza e das pessoas”, lembrou ele.

Além da palestra e da apresentação teatral, as crianças tiveram orientações do Grupamento Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (GEPA) que ensinou como agir em caso de encontrar algum animal fora do seu habitat natural. Elas também participaram de uma feira com maquetes de problemas causados pela falta do cuidado com o meio ambiente e trocaram material recicláveis por desconto na conta de energia elétrica com o pessoal da Coelba que levou o projeto “Vale Luz”.

Esse evento da Smed ocorre há mais de quatro anos com a participação dos estudantes da Rede Municipal de Educação e parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância Ambiental / CCZ – Centro de Controle de Zoonoses (SMS ); Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis); Guarda Civil Municipal de Salvador – Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPA); Coelba – Vale Luz e o Limpa Brasil do Rio de Janeiro.