OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

pinflix yespornplease porncuze.com porn800.me porn600.me tube300.me tube100.me watchfreepornsex.com

“Família, escola e comunidade: sintonia na pandemia” é o tema do Webinário Acolhendo Nossa Rede desta terça-feira (7)

07 de jul de 2020 - Jornalismo

Dando continuidade ao Webinário “Acolhendo Nossa Rede”, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza nesta terça-feira (7), a partir das 16h30, o terceiro encontro, que debaterá o tema: “Família, escola e comunidade: sintonia na pandemia” (clique aqui para acessar). Transmitido pelo Canal da Smed no YouTube, o webinário terá a participação de Bianca Becker, professora, pesquisadora e psicóloga (escolar e clínica), co-organizadora e co-autora do livro “Infância e adolescência em Rede”, publicado pela Edufba (2019). A abertura ficará por conta do secretário municipal da Educação, Bruno Barral.

Na sexta-feira (3), o seminário virtual discutiu a “Educação em tempos de pandemia: cuidar de si para cuidar do outro” com a psicóloga Rita Gonzales, docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio da Bahia. Ela falou sobre os efeitos psicológicos provocados pela pandemia e pelo isolamento social. Tratou ainda sobre como se deve lidar com essas reações.

“Cada pessoa reage à situação grave e difícil que vivemos com certos sentimentos e emoções que podem parecer, inicialmente, difíceis de lidar. Mas temos que ver como podemos construir estratégias para entrar em contato com essas emoções. Quanto mais eu me reconhecer com esses sentimentos, melhores condições eu terei para cuidar de mim e, consequentemente, cuidar do outro”, disse Rita Gonzales.

Ela falou de alguns sentimentos ou reações emocionais que podem surgir, como ansiedade, angústia, raiva, tristeza, apreensão, confusão e medo. E destacou os desafios impostos pelo trabalho em casa, o ritmo no mundo virtual e a falta de marcadores de rotina. “Tudo isso exige um cuidado especial para que essas vidas online não se misturem com as vidas offline, que são nossa vida pessoal, nossa vida familiar”.

Além desses temas, a psicóloga focou ainda nos desafios enfrentados pelos professores nesse momento, na adoção repentina da educação à distância e na necessidade de se manter o vínculo “transferencial” com os alunos. O autoconhecimento e o autocuidado foram apontados como estratégias importantes nesse momento, bem como a autoavaliação, as atividades físicas, o acolhimento da experiência e a busca por uma escuta psicológica.

Ela encerrou parabenizando todos da Rede Municipal pelos esforços em prol da Educação. “Para que a educação continue se mantendo nessa perspectiva transformadora. Transformadora de cada um e também transformadora do mundo”, afirmou.

Ao final, participaram do webinário a gestora da Escola Municipal Novo Horizonte, Cristiane Andrade Silva Vieira, e a gestora da Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes, Michele Carvalho Silva Checcucci. A íntegra do webinário está disponível no Canal da Smed no Youtube (clique aqui para acessar) e até a publicação dessa matéria já tinha 1.741 visualizações.

Acesse também o primeiro encontro cujo convidado foi o sócio fundador do Pro-Ser Instituto Kau Mascarenhas, que deu a tônica dos caminhos que trilhará o webinário. Kau falou sobre “Humanidade, tempo e incerteza: O desafio de viver bem, um dia após outro” (clique aqui para acessar) e trouxe ao debate temas que buscaram fomentar o autoconhecimento e despertar diferentes percepções em relação à vida no momento atual.