Fanfarras de escolas municipais animam público no sábado de Festival da Primavera

19 de set de 2018 - Jornalismo

Fanfarra Esc. Munc. Teodoro Sampaio_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

O resultado de ensaios realizados durante o ano todo por 540 crianças e jovens músicos poderá ser conferido no próximo sábado (22), quando as seis fanfarras de escolas municipais de Salvador se apresentarão no Parque da Cidade, no Itaigara, como parte da programação do Festival da Primavera 2018. O evento, promovido pela Prefeitura, será realizado das 13h às 17h, gratuitamente.

As apresentações se dividem em três etapas: primeiramente, cada fanfarra desfila para o público individualmente, depois apresentam o repertório em um único local, sem desfilar, e, por fim, fazem o show juntas. O sentimento dos músicos, tão metódicos e dedicados durante os ensaios, não é de competição, mas, sim, de comemoração ao esforço conjunto. “O sentimento é de cada uma prestigiar a outra e se apresentarem juntas, comprovando a união que existe entre eles. É um brinde à arte”, afirmou a coordenadora de ações das fanfarras, da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Fernanda Cerqueira.

No repertório das fanfarras, compostas por alunos e ex-alunos dos colégios municipais, está presente MPB, músicas tradicionais de fanfarras e até sucessos do pop atual, como Anitta. “Eles estão empolgados demais. Quando são escalados pra qualquer evento, ficam numa ansiedade e expectativa incríveis”, comentou Fernanda.

As fanfarras participantes do festival são Fanteza, da Escola Municipal Teodoro Sampaio; Famup, dos alunos da Escola Municipal da Palestina; Fanmuf, ligada à Escola Municipal Fazenda Coutos; Fahema, da Escola Municipal Helena Magalhães; Famasp, da Escola Municipal Professora Alexandrina dos Santos Pita; e Famasba, ligada à Escola Municipal Manuel Henrique da Silva Barradas.

O Festival da Primavera chega à sexta edição em 2018 e traz muito mais atrações e novidades em 15 dias de programação espalhada em 21 localidades de Salvador. O evento teve início no último sábado (15), com a volta ao Dique do Tororó com o grupo Mudei de Nome. Uma multidão foi conferir a apresentação do grupo.

Entre os destaques do festival, ainda haverá feira da primavera e de artes dentre os dias 18 e 23 de setembro, das 9h às 21h, na Praça do Campo Grande. Além disso, acontecerá feira de artes e antiguidades no dia 23 de setembro, também na Praça do Campo Grande, das 9h às 16h. A programação completa está disponível no site do Festival.

Texto: Secom

Fotos da Galeria: André Carvalho/Ascom/Smed/PMS