Festa marca entrega do novo CMEI Unidos de Castelo Branco pela Prefeitura

17 de out de 2017 - Publicidade

“O CMEI está lindo! Muito obrigada por esse novo CMEI!” A declaração das crianças de 5 e 6 anos, alunas do Centro Municipal de Educação Infantil Unidos de Castelo Branco, refletiu o clima de satisfação e realização de um sonho da comunidade escolar do bairro, na manhã desta terça-feira (17). A unidade de ensino foi completamente reconstruída pela Prefeitura e entregue em cerimônia que contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, acompanhados dos secretários Bruno Barral (Educação), João Roma (Gabinete) e Virgílio Daltro (Manutenção), demais gestores municipais, autoridades e população.

“A Prefeitura sabe que essa ação é importante para as mães e pais, que vão deixar os filhos ao longo de todo o dia na escola e, assim, poder ir trabalhar. Também para a criança, pois ela terá acesso à Educação Infantil e poderá ser alfabetizada na idade correta. Estamos em ritmo acelerado de entregas e a intenção é de que, nos próximos três meses, inaugurar uma escola por semana na cidade. Com isso, vamos começar o ano letivo de 2018 com o dobro do número de vagas na Educação Infantil em comparação ao ano de 2014”, pontuou ACM Neto.

Com investimento de R$2,5 milhões em uma área de quase mil m², o CMEI funciona na Rua dos Unidos, s/n, na 4ª Etapa do bairro, e vai atender a 180 crianças entre 2 e 5 anos de idade. Com dois pavimentos, o equipamento conta com salas de aula, cozinha, sanitários, brinquedoteca, sala de vídeo e área de lazer, dentre outros itens necessários para a adequada prática do ensino/aprendizado voltado para crianças nas séries iniciais.

A nova escola deixa para trás as lembranças da estrutura em pré-moldado, demolida em 2015 pela Prefeitura por já estar bastante desgastada pelo tempo, com problemas na rede elétrica e constantes alagamentos na época de chuva – situação que trazia riscos para alunos, professores e funcionários. “Hoje é um dia de festejar. Acredito que investir em Educação é investir em patrimônio cultural para o cidadão. Obrigada à Prefeitura por esta unidade novinha”, salientou a diretora Rúbia Barbosa, que também agradeceu à comunidade pelo empenho na construção e reconstrução do CMEI.

O discurso de agradecimento também foi proferido pelo secretário Bruno Barral a toda a comunidade escolar, moradores e equipes municipais envolvidas na ação. Ele lembrou que o bairro tem sido alvo de realização de projetos, como a nova iluminação em LED, praças e unidade de saúde. “Este é mais um equipamento que nos enche de orgulho”, completou.

Balanço e nova obra – Desde 2013, a Prefeitura iniciou um processo de requalificação da rede de ensino nunca antes vista na história de Salvador. No total, já foram entregues reformadas 164 escolas, sendo 20 CMEIs. Outras 25 foram reconstruídas (cinco CMEIs e 20 escolas) e 27 erguidas do zero (21 CMEIs e seis escolas).

O prefeito aproveitou a ocasião para autorizar a obra de recuperação asfáltica da Rua Lafayette Coutinho. A ação foi a mais votada pelos moradores de Castelo Branco, por meio do programa de consulta popular Ouvindo Nosso Bairro.

Fonte: Secom
Fotos: Max Haack