Futuro da água é debatido na escola

04 de Maio de 2006 - dev

Com o objetivo de incentivar e conscientizar os estudantes da rede municipal de ensino sobre a importância da água potável, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), o Jornal A Tarde, a Embasa e a Ferbasa, realizam um ciclo de palestras para os alunos da rede pública municipal. A primeira palestra aconteceu na Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, em Pirajá, e mais dez escolas serão contempladas com a ação.

A palestrante Suely Pereira, assistente social da Embasa, explicou aos educandos como preservar e conservar a água. Falou também de como este elemento está distribuindo no Brasil e no mundo. Para as estudantes Mayane Souza Silva e Rute Soledade, respectivamente 13 e 14 anos, cursando a 7ª série do Ensino Fundamental, sem água o ser humano não existiria, porque até as suas células precisam deste bem precioso. “Devemos cuidar da água hoje para preservarmos o futuro”, ensina Rute.

As duas garotas moram próximo a Barragem do Cobre, assim como a maior parte dos seus colegas. A barragem já foi responsável pelo abastecimento de água de Salvador, mas devido a poluição e a ações do homem, encontra-se desativada.

Segundo a diretora da Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, Luciana Caetano da Anunciação, o evento foi muito proveitoso, porque complementou os trabalhos sobre meio ambiente realizados na unidade. “Explicar aos estudantes de maneira didática sobre a importância da preservação a ambiental, enriquece a todos porque passam a se sentir inseridos no processo de conservação”, ressalta.

Para mostrar o que aprenderam no ciclo de palestras, os estudantes poderão participar do Projeto Especial o Futuro da Água, promovido pelo jornal A Tarde. Para participar, os interessados devem escrever um tema de 30 linhas sobre o tema, preenchendo o formulário do concurso disponível no próprio jornal ou nos Postos Populares.

Além de aprenderem sobre o futuro da água, os alunos puderam dançar ao som da Banda Radiola, que tocou sucessos do rock n´roll brasileiro e da MPB.